Tecnologia no currículo da educação infantil no Brasil: análise de documentos legais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24611

Palavras-chave:

criança, ensino, política educacional, tecnologia da informação e da comunicação, tecnologia educacional

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar, em documentos legais brasileiros e pesquisas, propostas para a inserção das tecnologias na educação infantil. Além de uma revisão de literatura, este estudo codificou e categorizou documentos legais que incluem orientações curriculares para a educação infantil. Os resultados apontaram uma lacuna na literatura sobre o tema. Documentos elaborados pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo incluem mais orientações para a incorporação de tecnologias na educação infantil do que documentos federais. As crianças nascem e vivem, hoje, imersas em tecnologias digitais. Entretanto, essas tecnologias são ainda pouco utilizadas nos ambientes escolares. Há uma resistência em relação à utilização de tecnologias com crianças, faltam recursos para garantir infraestrutura adequada e falta formação continuada de educadores e formuladores de políticas. Diversos documentos analisados apresentam uma visão crítica sobre a incorporação dessas tecnologias à educação infantil, incluindo a preocupação com o tempo de exposição a telas, a submissão à lógica do mercado e ao capitalismo de vigilância, segurança e proteção de dados, propondo a elaboração de um conceito de cidadania digital. Há uma divergência nos documentos em relação ao potencial das tecnologias para reduzir ou ampliar o fosso digital. Trabalhos futuros podem incluir outros documentos para enriquecer a análise.

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Publicado

27.06.2023

Como Citar

MATTAR, João; TAVARES DA SILVA, Rodrigo; CASTRO DA ROCHA, Julciane. Tecnologia no currículo da educação infantil no Brasil: análise de documentos legais. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 65, p. e24611, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n65.24611. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24611. Acesso em: 5 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 65 - Políticas Educacionais e Educação Digital: Propostas, Impactos, Oportunidades e Desafios
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