A atuação das comunidades escolar e local na organização da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n69.25089

Palavras-chave:

mecanismos de participação, gestão democrática, organização da escola

Resumo

O processo de conquista do direito à educação é resultado dos movimentos organizados que lutaram para que todos tivessem acesso à educação, principalmente os filhos da classe trabalhadora. O objetivo da pesquisa foi compreender os mecanismos da gestão democrática para o processo de atuação das comunidades local e escolar na organização da escola pública no município de Jequiá da Praia, no estado de Alagoas. Os caminhos metodológicos percorridos caracterizaram-se como de natureza qualitativa, e o estudo de caso, como técnica de pesquisa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a aplicação de questionário com nove gestores escolares e uma entrevista com uma gestora. Os resultados da pesquisa evidenciaram que há limitações no processo de atuação das comunidades local e escolar, as quais não contribuem para a concretização da escola democrática, considerando que todos que formam o espaço educativo são responsáveis pela concretização da escola pública; no contexto da educação pública, os gestores escolares têm um papel importante na construção das vivências democráticas e no incentivo à cultura da participação; as políticas educacionais contemporâneas sofrem influências da concepção político-neoliberal-gerencial, repercutindo na forma de organização da escola e na condução das proposições que chegam até ela.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erivaldo Ferreira da Silva, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Mestre em Educação. Pedagogo atuando  na secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Jequiá da Praia - AL como Dirigente do Programa Saúde nas Escolas (PSE) e do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD); e Coordenador da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Integrante do grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE/UFAL).

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Doutor em Educação. Professor  do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas.

Referências

AGUIAR, M. C. C. Gestão democrática, elementos conceituais e a democratização do acesso, permanência e sucesso escolar. In: MACHADO, L. B.; SANTIAGO, E. (Orgs.). Políticas e gestão da educação básica. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012.

ALBUQUERQUE, C. M. B. A gestão democrática em duas escolas da rede estadual de ensino de Arapiraca – AL: a atuação do conselho escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. 173 f.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (1996). Biblioteca Digital da Câmara dos deputados. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 junho de 2014: Plano Nacional de Educação. Brasília, 2014.

CAVALCANTI, A. C. D. Participação cidadã no contexto da reforma administrativa do estado de Pernambuco. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2015, 259 f.

CRUZ, J. L. O. O provimento do diretor nas escolas públicas brasileiras e suas implicações na gestão escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2015, 125 f.

LIMA, I. M. Os conselhos escolares e a construção da gestão democrática no município de Jaboatão dos Guararapes. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. 139 f.

PARO, V. H. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 763-778, set./dez. 2010.

PARO, V. H. Eleição de diretores: a escola pública experimenta a democracia. São Paulo: Xamã, 2003.

QUEIROZ, B. J. Gestão democrática escolar: uma imersão nos contextos cotidianos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2016. 157 f.

RINCON, H. A. A gestão democrática nas escolas de ensino fundamental da rede municipal de educação de Goiânia: desafios e possibilidades a partir da visão dos professores do conselho escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015. 146 f.

RODRIGUES, R. A. Desafios da gestão democrática na educação em uma cidade do interior de São Paulo. Dissertação (Mestrado) Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2021. 88 f.

SANTIAGO, E. O Projeto Político Pedagógico da escola como instrumento da gestão democrática. In: MACHADO, L. B.; SANTIAGO, E. (Orgs.). Políticas e gestão da educação básica. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012.

SILVA, F. S. Eficácia escolar, liderança e aprendizagem nas escolas estaduais brasileiras: Uma análise multivariada em painel. Tese (Doutorado em Administração) - Fundação Getúlio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, São Paulo, 2020. 169 f.

Downloads

Publicado

14.06.2024

Como Citar

SILVA, Erivaldo Ferreira da; SILVA, Givanildo da. A atuação das comunidades escolar e local na organização da escola. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 69, p. e25089, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n69.25089. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25089. Acesso em: 17 jul. 2024.