CONSTRUINDO A QUALIDADE SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDANTES

contribuições dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n69.25155

Palavras-chave:

ensino fundamental, escola pública, estudantes, participação estudantil, qualidade social

Resumo

Este artigo apresenta indicadores de qualidade identificados a partir das contribuições dos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas de um município do interior do estado de São Paulo/Brasil, além de resgatar e buscar fortalecer a participação estudantil no debate sobre a qualidade social da escola pública. Para tanto recorreu-se à pesquisa de abordagem qualitativa com base nas respostas de 1.129 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a um questionário com perguntas abertas e, posteriormente, na participação de 40 alunos em uma oficina sobre qualidade da escola pública. A análise e agrupamentos dos dados coletados foram organizados a partir das proposições de Bardin (2009). Segundo os alunos participantes, os aspectos que colaboram para a qualidade social envolvem determinantes externos: infraestrutura, alimentação e financiamento; e internos: práticas pedagógicas, organização do trabalho pedagógico, valores, relações interpessoais, comportamento. Os relatos dos alunos permitiram compreender a sua perspectiva sobre a qualidade da escola e indicaram a potencialidade de suas contribuições quando convidados a participar de processos democráticos que ampliam sua formação para além dos conhecimentos cognitivos exigidos em avaliações em larga escala, possibilitando o desenvolvimento de outras dimensões da formação humana.

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Biografias Autor

Regiane Helena Bertagna, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP/Rio Claro, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas 1997, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas 2003 e Pós Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas 2018 .Atualmente é docente no Departamento de Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/IB/Rio Claro e no Programa de Pós-graduação em Educação UNESP/Rio Claro. Professora na educação básica do Estado de São Paulo (1990-1995). Presidente do Grupo de Avaliação Institucional do Instituto de Biociências da UNESP/Rio Claro (2009-2011). Editora-Chefe da Revista Educação:Teoria e Pratica do Departamento de Educação da UNESP/Rio Claro (2013-2015). Coordenadora do Curso de Pedagogia UNESP/Rio Claro (2016-2017). Vice -lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE - Unesp/Rio Claro) e Líder do grupo de pesquisa - Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED/Unesp).Participante da Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (RELAAPE - /https://www.rede.fe.unicamp.br/pt-br). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação escolar, avaliação institucional, avaliação de sistemas, politica educacional, privatização da educação, qualidade educacional e pesquisa educacional.

Mara Regina Lemes de Sordi, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Professora Associada da Faculdade de Educação da UNICAMP, graduada em Enfermagem pela USP-SP (1976) , mestre em Enfermagem pela USP-SP( 1989, doutora em Educação pela UNICAMP( 1993), pós doutora em Educação pela PUC-RJ.=, Livre docente em Avaliação Educacional pela UNICAMP. Pesquisadora no campo da avaliação educacional tanto na educação superior como na educação básica. Coordena o Laboratório de Observação e Estudos Descritivos ( LOED) da Fe Unicamp. Atua como professor permanente no Programa de Pós Graduação em Educação. Tem experiência na área da Educação em Saúde .

Rosangela de Souza Bittencourt Lara, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Oswaldo Cruz (2002), graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica (1988) e mestrado em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Doutoranda da Faculdade de Educação da Unicamp. Atualmente é bolsista da Universidade Virtual do Estado de São Paulo integrando o programa de Formação didático-pedagógica em EaD. Coordenou e ministrou programas de formação de professores e coordenadores pedagógico e de Avaliação Educacional na rede escolar SESI-SP e atuou como diretora de creche no município de São Paulo. Possui experiência com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação educacional, formação de coordenadores pedagógicos e professores, relação escola-família e educação infantil.

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

BERTAGNA, Regiane Helena; SORDI, Mara Regina Lemes de; LARA, Rosangela de Souza Bittencourt. CONSTRUINDO A QUALIDADE SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDANTES: contribuições dos estudantes. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 69, p. e25155, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n69.25155. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25155. Acesso em: 30 jun. 2024.