Apontamentos para uma pedagogia do desamparar-se: ética, estética e alteridade como princípios de liberdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25701

Palavras-chave:

estética, ética, educação, Liberdade, desamparo

Resumo

Este trabalho busca refletir sobre a conexão ético-política entre o projeto de educação estética de Schiller e a condição humana de desamparo, vista como elemento central na constituição da subjetividade. O objetivo é relacionar sua concepção de sensibilidade com uma pedagogia voltada para a liberdade, destacando o reconhecimento da estranheza nostálgica como base para a formação do Eu em comunhão. Na primeira parte, aborda-se a inclusão do outro em uma dimensão relacional, que define o arranjo político em sua articulação com a ética, considerando-a como condição de acesso à sensibilidade e como parte de uma noção de liberdade que envolve a elaboração do sujeito sobre si mesmo. A segunda parte explora a convivência sensível como fundamento para pensar o caráter formativo da estética, entendendo a sensibilidade como uma demanda educacional libertária que é sustentada pelo desamparo como possibilidade concreta de alteridade – realizada no reconhecimento das diferenças. O intuito é abrir espaço para um processo formativo que valorize a convivência e se desenvolva em busca de um modo de vida em comunhão.

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Biografia do Autor

Guilherme Lucian, Universidade Federal de Goiás

Psicanalista, Doutor em Comunicação pela Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás, pesquisador do Núcleo de Estudos em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte (NEVIDA) e psicólogo pela Faculdade de Educação dessa mesma instituição, onde atualmente é doutorando em Educação na linha de pesquisa Cultura e Processos Educacionais.

 

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Publicado

13.12.2024

Como Citar

LUCIAN, Guilherme. Apontamentos para uma pedagogia do desamparar-se: ética, estética e alteridade como princípios de liberdade. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 71, p. e25701, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n71.25701. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25701. Acesso em: 5 fev. 2025.
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