Contação de histórias
um caminho para encantar alunos e enriquecer a prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n69.26379Palavras-chave:
contação de histórias, escola, mediação da leitura, prática pedagógicaResumo
A contação de histórias contribui para a constituição dos sujeitos, pois estimula a imaginação, desenvolve habilidades linguísticas e promove valores culturais, a empatia e a compreensão do mundo. Contudo, práticas de leitura estimulantes ainda são pouco exploradas na escola. Nessa perspectiva, esta pesquisa, qualitativa e de cunho bibliográfico, tem como objetivo discutir a importância da contação de histórias na mediação docente e apresentar, com base em uma obra literária, caminhos para os professores explorarem com mais segurança e desenvoltura o momento com histórias. O aporte teórico deste estudo baseou-se nas discussões de Zilberman (2003, 2012), Colomer (2007) e Busatto (2003). Como resultado, verificou-se que a contação de histórias fortalece o vínculo emocional entre adultos e crianças, proporcionando momentos de conexão e aprendizado além de que as vivências literárias podem potencializar as aulas e enriquecer as ações pedagógicas e ser um grande incentivo à promoção da leitura, contribuindo para a formação humana dos estudantes.
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