Educação, neoliberalismo, democracia e política: dilemas e desafios que se nos apresentam em nossa contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27604Palavras-chave:
contemporaneidade, democracia, educação, neoliberalismo, políticaResumo
O presente artigo, animado implicitamente pelos pensamentos de Félix Guattari, Gilles Deleuze e, sobretudo, Michel Foucault, busca constituir um agenciamento entre a educação, o neoliberalismo, a democracia e a política em nosso presente, apontando e problematizando alguns dos dilemas e desafios que se nos apresentam em nossa contemporaneidade. A partir de um paradoxo que criva tanto a educação como a democracia, passa-se em revista crítica algumas das ambições, peculiaridades e pretensões desmedidas da educação moderna, até a ruptura de “Maio de 68”, a qual impõe uma redefinição de perspectivas teórico-filosóficas e políticas de ação. Argumenta-se, em seguida, que o advento do neoliberalismo se fez acompanhar por um movimento que, simultaneamente, esvazia a política, tornando-a secundária, eclipsando-a e, além disso, trocando-a pela gestão tecno-empresarial, fragilizando assim não só a democracia, mas também as condições de possibilidade de instituição de uma educação insurgente. Nesse sentido, examina na sequência uma série de fatores implicados a esse processo (crise do capitalismo financeiro-especulativo de 2008 e seus efeitos, fenômeno das redes sociais e da governamentalidade algorítmica, processos de subjetivação e de precarização “do vivo”, ascensão dos neofascismos e de “democracias securitárias”, dentre outros), assinalando a importância de se fazer retornar a política ao primeiro plano das ações e da teorização educacionais.
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