Formação docente como trajetória de sentidos, atravessamentos e transgressões de pensamentos pelos caminhos da perspectiva Eco-Relacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27610

Palavras-chave:

educação dialógica, perspectiva eco-relacional, prática corporal

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a importância da formação docente fundamentada na Perspectiva Eco-Relacional (PER) como proposta educativa afetiva e multifacetada que busca a construção de saberes coletivos dialógicos, viabilizando a reflexão crítica, o protagonismo e a autonomia docente como aspectos que potencializam a educação como prática libertadora. Partimos de uma análise da metodologia amparada pela PER, vivenciadas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e Educação Popular Freireana (GEAD), pois o mesmo é espaço de experienciar metodologias pedagógicas que abrangem várias dimensões do humano dentro de uma prática transdisciplinar. Reconhece que o aprendizado e a construção de conhecimento se manifestam também através das sensações corporais, emoções, estesias, sentidos, espiritualidade, intuição entre outros aspectos que permitem repensar e apreender o vivido pelo atravessar dos olhares diversos no ato de educar para os afetos, para o amor, para a vida.

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Biografia do Autor

João Batista de Albuquerque Figueiredo, Universidade Federal do Ceará

Professor pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), com pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-doutorado sênior em Educação Dialógica pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorado em ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e Educação Popular Freireana (GEAD).

 

Inambê Sales Fontenele, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). Doutora e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Integrada do Brasil (FAIBRA). Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Com formação em Gestão de Cultura Popular pela FUNDETEC URCA.

 

 

 

 

Ana Natália Duarte Lima, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, especialista em Educação Biocêntrica pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e Graduada em Letras/Literatura pela UFC. Membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e Educação Popular Freireana (GEAD).

 

 

 

 

 

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Publicado

13.12.2024

Como Citar

FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque; FONTENELE, Inambê Sales; LIMA, Ana Natália Duarte. Formação docente como trajetória de sentidos, atravessamentos e transgressões de pensamentos pelos caminhos da perspectiva Eco-Relacional. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 71, p. e27610, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n71.27610. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/27610. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 71 - A Filosofia da Educação em tempos de crise cultural
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