Os contornos da crise e das rupturas vividas pela universidade contemporânea

Autores

  • Manolita Correia Lima USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v5i2.352

Palavras-chave:

universidade, crises, rupturas, crise de projeto, crise de função.

Resumo

O objetivo do texto reside em identificar e explicar as razões que têm desencadeado as crises e rupturas vividas pela universidade, particularmente na contemporaneidade. As discussões partirão da seguinte premissa: se, por um lado, a situação de crise a que a Universidade está historicamente submetida deriva do esforço de se ajustar às novas exigências impostas pelo meio, por outro, as sucessivas crises enfrentadas pela instituição correspondem à sua capacidade de sobreviver, mesmo que para isso tenha de se transformar e comprometer o ethos acadêmico que a singulariza enquanto instituição educacional. A literatura consultada permitiu estabelecer algumas correlações entre as razões que desencadeiam processos de crise e ruptura com a ausência de um projeto de universidade democraticamente formulado, associada à incapacidade de a instituição responder à variedade de funções impostas pelo meio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manolita Correia Lima, USP

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Mestre em Sociologia e Bacharel em Ciências Sociais pela Sorbonne; Professora e responsável pelo Núcleo de Pesquisa e Publicação da Escola Superior de Propaganda e Marketing – São Paulo. mclima@espm.br

Downloads

Publicado

10.01.2008

Como Citar

LIMA, Manolita Correia. Os contornos da crise e das rupturas vividas pela universidade contemporânea. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 09–34, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v5i2.352. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/352. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos & Ensaios