Da construção de uma escola democrática: a experiência da Emef Amorim Lima

Autores

  • Julio Groppa Aquino USP
  • Rosely Sayão

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v6i2.378

Palavras-chave:

Democratização escolar. Educação democrática. Educação e democracia. Escolas democráticas. Experiências escolares democráticas.

Resumo

O presente texto versa sobre os limites e as possibilidades concretas de uma educação que se pretenda democrática. Para tanto, tematiza inicialmente a necessária diferenciação entre os âmbitos político e social do ideário democrático, para, em seguida, propor a discussão das exigências do processo de democratização escolar, o que pressupõe patamares distintos e complementares. Posteriormente, apresenta um exemplo concreto de uma escola democrática: a Escola da Ponte, em Portugal, para, enfim, debruçar-se sobre uma experiência de reordenação, com ênfase nitidamente democratizante, de uma escola pública municipal de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Groppa Aquino, USP

Doutor e mestre em Psicologia Escolar. Docente na graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação – USP; Pós-doutorado em Educação em Valores – Universidade de Barcelona [Espanha]; Colunista da revista Nova Escola; É autor, dentre outros, de Indisciplina: o contraponto das escolas democráticas (Moderna, 2003) e co-autor de Em defesa da escola (Papirus, 2004).

Rosely Sayão

Psicológa, colunista da Folha de São Paulo; coordenadora – ‘Projeto Amorim Lima’; e autora, dentre outros, de Como educar meu filho? (Publifolha, 2003) e co-autora de Em defesa da escola (Papirus, 2004).

Downloads

Publicado

10.01.2008

Como Citar

AQUINO, Julio Groppa; SAYÃO, Rosely. Da construção de uma escola democrática: a experiência da Emef Amorim Lima. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 15–38, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v6i2.378. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/378. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos & Ensaios