Aprender a investigar educação básica

Autores

  • Marcos Antônio Lorieri UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v6i2.381

Palavras-chave:

Aprender a investigar. Educação. Educação e investigação. Educação para o pensar. Investigação.

Resumo

O artigo trata da necessidade de formação educacional para que crianças e jovens desenvolvam o espírito de investigação que neles já existe. Inicia com um alerta de John Dewey, de 1916, sobre o fato de as escolas se prestarem mais a formar discípulos, em vez de pesquisadores. O alerta deste autor e suas propostas de uma educação que desenvolva pessoas investigadoras é o pano de fundo do artigo. Toma-se, nessa direção, uma indicação de Antônio Damásio sobre o tema e, em seguida, propõe-se, com base nas idéias de Matthew Lipman, discípulo de Dewey, que o aprender a investigar se dê durante toda a Educação Básica pelo cultivo e desenvolvimento das ‘habilidades de investigação’. São indicadas essas ‘habilidades’ e sugeridos caminhos para seu desenvolvimento na prática escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Lorieri, UNINOVE, São Paulo

Doutor em Educação (Filosofia da Educação) – PUC-SP; Licenciado em Filosofia – USP; Professor no Programa de Mestrado em Educação – UNINOVE.

Downloads

Publicado

10.01.2008

Como Citar

LORIERI, Marcos Antônio. Aprender a investigar educação básica. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 67–86, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v6i2.381. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/381. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos & Ensaios