Aprender a investigar educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v6i2.381Palavras-chave:
Aprender a investigar. Educação. Educação e investigação. Educação para o pensar. Investigação.Resumo
O artigo trata da necessidade de formação educacional para que crianças e jovens desenvolvam o espírito de investigação que neles já existe. Inicia com um alerta de John Dewey, de 1916, sobre o fato de as escolas se prestarem mais a formar discípulos, em vez de pesquisadores. O alerta deste autor e suas propostas de uma educação que desenvolva pessoas investigadoras é o pano de fundo do artigo. Toma-se, nessa direção, uma indicação de Antônio Damásio sobre o tema e, em seguida, propõe-se, com base nas idéias de Matthew Lipman, discípulo de Dewey, que o aprender a investigar se dê durante toda a Educação Básica pelo cultivo e desenvolvimento das ‘habilidades de investigação’. São indicadas essas ‘habilidades’ e sugeridos caminhos para seu desenvolvimento na prática escolar.Downloads
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Publicado
10.01.2008
Como Citar
LORIERI, Marcos Antônio. Aprender a investigar educação básica. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 67–86, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v6i2.381. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/381. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos & Ensaios