Aprender a investigar educação básica

Auteurs

  • Marcos Antônio Lorieri UNINOVE, São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.v6i2.381

Mots-clés :

Aprender a investigar. Educação. Educação e investigação. Educação para o pensar. Investigação.

Résumé

O artigo trata da necessidade de formação educacional para que crianças e jovens desenvolvam o espírito de investigação que neles já existe. Inicia com um alerta de John Dewey, de 1916, sobre o fato de as escolas se prestarem mais a formar discípulos, em vez de pesquisadores. O alerta deste autor e suas propostas de uma educação que desenvolva pessoas investigadoras é o pano de fundo do artigo. Toma-se, nessa direção, uma indicação de Antônio Damásio sobre o tema e, em seguida, propõe-se, com base nas idéias de Matthew Lipman, discípulo de Dewey, que o aprender a investigar se dê durante toda a Educação Básica pelo cultivo e desenvolvimento das ‘habilidades de investigação’. São indicadas essas ‘habilidades’ e sugeridos caminhos para seu desenvolvimento na prática escolar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Marcos Antônio Lorieri, UNINOVE, São Paulo

Doutor em Educação (Filosofia da Educação) – PUC-SP; Licenciado em Filosofia – USP; Professor no Programa de Mestrado em Educação – UNINOVE.

Téléchargements

Publiée

2008-01-10

Comment citer

LORIERI, Marcos Antônio. Aprender a investigar educação básica. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 67–86, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v6i2.381. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/381. Acesso em: 5 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos & Ensaios