A pesquisa como recurso da formação e da construção de uma nova identidade docente: notas para uma discussão inicial

Autores

  • Isauro Beltrán Nuñez UFRN
  • Betânia Leite Ramalho UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v7i1.404

Palavras-chave:

Formação docente. Identidade. Prática docente. Professor-pesquisador. Profissionalização.

Resumo

Defende como tese a necessidade de uma formação de atitudes de pesquisa por parte dos docentes ligada à construção de uma nova profissionalidade e de novas identidades pessoais e profissionais. A identidade passa a ser uma categoria estruturante no novo agir profissional, no qual a pesquisa se constitui num de seus elementos. Analisa ainda os saberes e os espaços que contribuem para a configuração das identidades, em especial a formação inicial e a escola, sendo esta última considerada como focus da formação continuada e do de¬senvolvimento profissional. A temática tem sido objeto de estudos do Grupo Formação e Profissionalização Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), criado em 1995 e coordenado pelos autores do artigo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isauro Beltrán Nuñez, UFRN

Doutor em Pedagogia – Universidad de La Habana [Cuba]; Graduado em Pedagogia – Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona [Cuba]; Professor titular – UFRN

Betânia Leite Ramalho, UFRN

Doutora em Educação – Universidade Autônoma de Barcelona [Espanha]; Mestre em Educação e graduada em Pedagogia – UFRN; Professora adjunta – UFRN.

Downloads

Publicado

11.01.2008

Como Citar

NUÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betânia Leite. A pesquisa como recurso da formação e da construção de uma nova identidade docente: notas para uma discussão inicial. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 87–112, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v7i1.404. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/404. Acesso em: 2 nov. 2024.