Pesquisar o quotidiano do curso de pedagogia: uma investigação inconclusa

Autores

  • Iria Brzezinski UCG

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v7i1.405

Palavras-chave:

Curso de pedagogia. Pesquisa-ação. Pesquisa qualitativa. Políticas de formação de professores. Quotidiano.

Resumo

Neste artigo, pretendo dar minha contribuição para o desenvolvimento de pesquisas no quotidiano do curso de Pedagogia. Inicio o percurso tratando, de modo geral, das questões de método, do método do materialismo histórico-dialético e de modalidades de pesquisa, para, em seguida, discorrer sobre os procedimentos e instrumental de pesquisa de duas investigações até o momen¬to. Mesmo sem contar com resultados definitivos, porque ainda inconclusas, busco relatar o desenvolvimento de pesquisas cujo foco é o quotidiano do curso de Pedagogia do Departamento de Educação da Universidade Católica de Goiás (EDU-UCG) e do curso da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Minas Gerais – campus Belo Horizonte (FAE-UEMG-CBH). Os resultados são descritos a partir da justificativa da escolha da metodologia de pesquisa qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação, e estudo de caso de tipo etnográfico institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iria Brzezinski, UCG

Doutora em Administração Escolar – USP; Mestre em Planejamento Educacional – UnB; Especialista em Educação – UFG; Graduada em Pedagogia e Orientação Educacional e em Ciências Sociais – UFPR. Professora titular na graduação e na pós-graduação – UCG.

Downloads

Publicado

11.01.2008

Como Citar

BRZEZINSKI, Iria. Pesquisar o quotidiano do curso de pedagogia: uma investigação inconclusa. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 113–138, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v7i1.405. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/405. Acesso em: 2 nov. 2024.