Políticas educacionais para a formação docente na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n40.4087Palavras-chave:
Políticas educacionais. Gestão municipal. Formação de professoresResumo
A evolução histórica da educação escolar pode ser dimensionada por meio de séries estatísticas e outros dados de natureza quantitativa desde que os diversos fatores que influenciaram nos resultados sejam analisados sob a perspectiva crítica. Isto implica na compreensão de que os acontecimentos singulares estão inter-relacionados com o contexto histórico macro. Foi esta perspectiva que permeou a realização da pesquisa que resultou no presente artigo e cujo objeto de investigação foram as políticas educacionais da Secretaria Municipal de Educação do município de Santarém (PA), no que concerne à formação de professores. O período abrangido (2003-2010) deveuse à implementação de ações diferenciadas e inovadoras no setor educacional a partirda aprovação da nova LDB, Lei n.º 9.394/96. Destacamos que a política educacional expressa os diferentes graus de entendimento do papel do poder público diante das efetivas demandas sociais.Downloads
Downloads
Publicado
17.06.2016
Como Citar
IMBIRIBA SOUSA COLARES, Maria Lilia. Políticas educacionais para a formação docente na educação básica. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 40, p. 67–82, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n40.4087. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4087. Acesso em: 21 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Visualizações
- Resumo 430
- PDF 424