Educação matemática: propostas e desafios

Autores

  • Marcelo de Carvalho Borba Unesp
  • Silvana C. Santos Unesp

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v7i2.418

Palavras-chave:

Educação a distância. Educação matemática. Seres-humanos-com-mídias. Tecnologias da informação e comunicação.

Resumo

Neste artigo, discutimos alguns aspectos da educação matemática, vista como uma região de inquérito, e mostramos os laços que esse campo estabelece tanto com a matemática quanto com a educação e outras áreas. Buscamos também ilustrar por meio de um exemplo relacionado à pesquisa sobre educação matemática a distância – como a matemática se transforma quando diferentes mídias passam a integrar processos de produção de conhecimento. Finalmente, são tecidas considerações sobre como pesquisa e reflexões geram novos projetos de pesquisa.

Downloads

Biografia do Autor

Marcelo de Carvalho Borba, Unesp

Pós-doutora em Educação Matemática – Universidade de Auckland [Nova Zelândia]; Doutora em Educação Matemática – Universidade Cornell [Estados Unidos]; Professor livre-docente Pós-doutora em Educação Matemática – Universidade de Auckland [Nova Zelândia]; Doutora em Educação Matemática – Universidade Cornell [Estados Unidos]; Professor livre-docentePós-doutora em Educação Matemática – Universidade de Auckland [Nova Zelândia]; Doutora em Educação Matemática – Universidade Cornell [Estados Unidos]; Professor livre-docente – Unesp-Rio Claro.

Silvana C. Santos, Unesp

Mestranda em Educação Matemática – Unesp-Rio Claro

Downloads

Publicado

07.02.2008

Como Citar

BORBA, Marcelo de Carvalho; SANTOS, Silvana C. Educação matemática: propostas e desafios. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 291–312, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v7i2.418. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/418. Acesso em: 31 maio. 2025.
Crossref
2
Scopus
0
Marcellino José Callegari, Elizangela Tonelli, Geovane Carlos Barbosa, Fúlvia Ventura Leandro Amorim, Sidney Silva Santos (2024)
Tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Revista @mbienteeducação, e023021.
10.26843/ae.v17i00.1349
Gasiele Leal Martins, Sueli Fanizzi (2023)
O Ensino da Matemática no contexto da Educação do Campo: limites e possibilidades. Revista Brasileira de Educação do Campo, 8, e15983.
10.20873/uft.rbec.e15983
Visualizações
  • Resumo 337
  • PDF 410