Os movimentos estudantis na História da Educação e a luta pela democratização da universidade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n34.4346Palavras-chave:
Universidade Brasileira, História da Educação, Movimentos Estudantis, JuventudeResumo
Embora o campo da pesquisa em História da Educação venha se fortalecendo continuamente nas últimas décadas e diversificando seus temas e fontes, o movimento estudantil, liderado pela juventude brasileira, ainda é pouco considerado como objeto de estudo. Assim, com este artigo, pretendemos contribuir para o conhecimento de um aspecto que no passado despertou mais interesse. Na primeira parte, o artigo aborda as características da universidade desde sua criação até a crise dos anos 1960, quando explodiram as revoltas estudantis que exigiram reformas na sua estrutura. Na segunda, examina a contribuição dos movimentos estudantis brasileiros no século XX para a democratização da universidade brasileira relacionando-os aos momentos de luta pela própria democracia no País. O artigo baseou-se em fontes bibliográficas sobre o tema bem como em documentos da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES).Downloads
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Publicado
13.06.2014
Como Citar
BITTAR, Marisa; BITTAR, Mariluce. Os movimentos estudantis na História da Educação e a luta pela democratização da universidade brasileira. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 34, p. 143–159, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n34.4346. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4346. Acesso em: 3 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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