Os movimentos estudantis na História da Educação e a luta pela democratização da universidade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n34.4346Keywords:
Universidade Brasileira, História da Educação, Movimentos Estudantis, JuventudeAbstract
Embora o campo da pesquisa em História da Educação venha se fortalecendo continuamente nas últimas décadas e diversificando seus temas e fontes, o movimento estudantil, liderado pela juventude brasileira, ainda é pouco considerado como objeto de estudo. Assim, com este artigo, pretendemos contribuir para o conhecimento de um aspecto que no passado despertou mais interesse. Na primeira parte, o artigo aborda as características da universidade desde sua criação até a crise dos anos 1960, quando explodiram as revoltas estudantis que exigiram reformas na sua estrutura. Na segunda, examina a contribuição dos movimentos estudantis brasileiros no século XX para a democratização da universidade brasileira relacionando-os aos momentos de luta pela própria democracia no País. O artigo baseou-se em fontes bibliográficas sobre o tema bem como em documentos da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES).Downloads
Downloads
Published
2014-06-13
How to Cite
BITTAR, Marisa; BITTAR, Mariluce. Os movimentos estudantis na História da Educação e a luta pela democratização da universidade brasileira. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 34, p. 143–159, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n34.4346. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4346. Acesso em: 19 may. 2025.
Issue
Section
Artigos
Cristina Fioreze, Silvana Ribeiro, Vinícius Santos de Miranda, Ângela Mara Berlando Soares (2022)
Um documento para chamar de nosso: refletindo o protagonismo estudantil a partir da experiência de uma universidade comunitária. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 27(3), 695.10.1590/s1414-40772022000300016
Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin, Simone De Fátima Flach (2022)
O Estado do conhecimento sobre Movimento Estudantil brasileiro no campo da educação. EccoS – Revista Científica, 1.10.5585/eccos.n62.16977
Laura Valentina Amado Ochoa, Laura Marcela García Salamanca, Jorge Jairo Posada Escobar, Luisa Fernanda Ramirez Cuervo (2021)
Aportes de experiencias de Educación Superior Rural de Colombia, Brasil y México a la construcción de una propuesta curricular en el Sur del Tolima (Colombia). Revista Brasileira de Educação do Campo, 1.10.20873/uft.rbec.e11934
Views
- Abstract 1065
- PDF (Português (Brasil)) 1544