Ensino superior no Brasil: mercado, regulação e estratégias

Autores

  • André Sathler Guimarães Unimep, Piracicaba – SP
  • Valdemir Pires Unesp, Araraquara – SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v8i2.477

Palavras-chave:

Ensino superior. Estratégia competitiva. Posicionamento.

Resumo

Neste artigo, parte-se dos conceitos da escola estratégica de posicionamento, com ênfase nas noções de estrutura da industria, para situar e analisar o ensino superior na atualidade. Para isso, traça-se um panorama competitivo do setor, em que se demonstram as forcas competitivas nele presentes, como o influenciam e de que forma estão causando sua mudança. Conclui analisando o papel, a atuação e os limites do Ministério da Educação e Cultura (MEC) diante da atual configuração do setor.

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Biografia do Autor

André Sathler Guimarães, Unimep, Piracicaba – SP

Diretor da Faculdade de Gestão e Negócios – Unimep. Piracicaba – SP [Brasil]

Valdemir Pires, Unesp, Araraquara – SP

Professor e pesquisador do Departamento de Administração Pública – Unesp. Araraquara – SP [Brasil]

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Publicado

08.02.2008

Como Citar

GUIMARÃES, André Sathler; PIRES, Valdemir. Ensino superior no Brasil: mercado, regulação e estratégias. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 427–448, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v8i2.477. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/477. Acesso em: 13 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos
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