Extensão: meio de comunicação entre universidade e comunidade

Autores

  • Ester Buffa UNINOVE, São Paulo
  • Renata Pereira Canales Faculdades COC, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v9i1.492

Palavras-chave:

CDCC. Experimentoteca. Extensão universitária. Laboratório de ciências. Universidade.

Resumo

Neste artigo, analisa-se a contribuição da universidade para a comunidade, pelo eixo da extensão, um de seus pilares e por meio do estudo de caso do Centro de Divulgação Científica e Cultural, criado em 1980, pertencente à USP/São Carlos. Este Centro tem projetos educacionais voltados para os alunos do ensino básico, com o intuito de desenvolver o interesse pelas ciências, e distingue-se da visão assistencialista que orienta a maioria dos trabalhos de extensão.Um dos projetos é a Experimentoteca, um laboratório de ciências circulante, com experimentosque são levados às escolas que os solicitam para a prática em sala de aula. As referências teórico-metodológicas são as relações das visões gerais e descrições do singular, além da análise de documentos e fatos, sob a ótica educacional do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ester Buffa, UNINOVE, São Paulo

Doutora em Ciências da Educação – Univ. Paris V; UFSCar; Uninove. São Paulo – SP

Renata Pereira Canales, Faculdades COC, São Paulo

Mestra em Educação – Univ. Federal de São Carlos; Professora – Faculdades COC. São Paulo – SP

Downloads

Publicado

11.02.2008

Como Citar

BUFFA, Ester; CANALES, Renata Pereira. Extensão: meio de comunicação entre universidade e comunidade. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 157–170, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v9i1.492. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/492. Acesso em: 12 ago. 2024.