Movimentos estéticos na pedagogia: pelas bordas do caminho, o (des)vestir de um corpo

Autores

  • Denise Aquino Alves Martins Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7365

Palavras-chave:

experiência estética, formação docente, memórias, protagonismos discentes.

Resumo

Este estudo objetiva identificar elementos estéticos na formação docente, que se constituíram por meio de cruzamentos derivados das memórias de (auto)formação narradas por um grupo de estudantes do Curso de Pedagogia (UFT) participantes de um projeto denominado Mobilizar-te. A pesquisa está ancorada com o método (auto) biográfico na potencialidade da memória como ferramenta de formação. No artigo apresentamos fragmentos das entrevista com 8 acadêmicos egressos do Curso de Pedagogia; depoimentos escritos, anotações avulsas em cadernos, relatórios de grupos. Olhar esse movimento que é feito de marcas, desassossegar uma forma previamente pensada é sentir a vitalidade do tempo produzido na docência que se teceu com o outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Aquino Alves Martins, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação (UFPeL), Mestre em Educação (PUC-RS), Licenciatura Plena em Educação Física (UFPel). Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT) atuando no curso de Pedagogia nas áreas de Arte e Movimento, Teoria dos Jogos e Recreação.

Downloads

Publicado

14.06.2017

Como Citar

ALVES MARTINS, Denise Aquino. Movimentos estéticos na pedagogia: pelas bordas do caminho, o (des)vestir de um corpo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 43, p. 135–151, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n43.7365. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7365. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos