Entre tempos e história da arte: por um processo de apropriação

Autores

  • Marilda Oliveira de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Carin Cristina Dahmer Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7372

Palavras-chave:

Docência, História da arte, Apropriação.

Resumo

Neste artigo busca-se abordar o tempo, a história da arte e as imagens do passado que a compõem. Apresenta-se como alternativa conceitual o processo de apropriação, que pela diferença nos proporciona meios para problematizar as imagens. Neste sentido dialoga-se com Deleuze e Guattari (2011; 2005), Cherem (2009) e Archer (2012), buscando caminhos ou percursos para a movimentação com os detritos das leituras realizadas e as experiências docentes. Ao abordar a história da arte não pela sua linearidade ou cronologia, busca-se algumas brechas por entre o passado e o presente, em entre-tempos que se atravessam. Para tanto aproxima-se a cartografia como possibilidade metodológica para articular a sobreposição destes tempos as trajetórias e experiências educativas com as imagens do passado. Destaca-se como resultado desta pesquisa as imagens que nos cercam como detritos que orbitam o espaço-tempo, e que irrompem em fraturas e brechas potencializando outros sentidos ao presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em História da Arte. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UniversidadeFederal de Santa Maria, Santa Maria, RS - Brasil

Carin Cristina Dahmer, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa

Downloads

Publicado

12.06.2017

Como Citar

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; DAHMER, Carin Cristina. Entre tempos e história da arte: por um processo de apropriação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 43, p. 69–83, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n43.7372. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7372. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Formação e AutoFormação