Entre tempos e história da arte: por um processo de apropriação

Autores

  • Marilda Oliveira de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Carin Cristina Dahmer Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7372

Palavras-chave:

Docência, História da arte, Apropriação.

Resumo

Neste artigo busca-se abordar o tempo, a história da arte e as imagens do passado que a compõem. Apresenta-se como alternativa conceitual o processo de apropriação, que pela diferença nos proporciona meios para problematizar as imagens. Neste sentido dialoga-se com Deleuze e Guattari (2011; 2005), Cherem (2009) e Archer (2012), buscando caminhos ou percursos para a movimentação com os detritos das leituras realizadas e as experiências docentes. Ao abordar a história da arte não pela sua linearidade ou cronologia, busca-se algumas brechas por entre o passado e o presente, em entre-tempos que se atravessam. Para tanto aproxima-se a cartografia como possibilidade metodológica para articular a sobreposição destes tempos as trajetórias e experiências educativas com as imagens do passado. Destaca-se como resultado desta pesquisa as imagens que nos cercam como detritos que orbitam o espaço-tempo, e que irrompem em fraturas e brechas potencializando outros sentidos ao presente.

Downloads

Biografia do Autor

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em História da Arte. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UniversidadeFederal de Santa Maria, Santa Maria, RS - Brasil

Carin Cristina Dahmer, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa

Downloads

Publicado

12.06.2017

Como Citar

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; DAHMER, Carin Cristina. Entre tempos e história da arte: por um processo de apropriação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 43, p. 69–83, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n43.7372. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7372. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Formação e AutoFormação
Visualizações
  • Resumo 283
  • PDF 197