Entre tempos e história da arte: por um processo de apropriação
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7372Palavras-chave:
Docência, História da arte, Apropriação.Resumo
Neste artigo busca-se abordar o tempo, a história da arte e as imagens do passado que a compõem. Apresenta-se como alternativa conceitual o processo de apropriação, que pela diferença nos proporciona meios para problematizar as imagens. Neste sentido dialoga-se com Deleuze e Guattari (2011; 2005), Cherem (2009) e Archer (2012), buscando caminhos ou percursos para a movimentação com os detritos das leituras realizadas e as experiências docentes. Ao abordar a história da arte não pela sua linearidade ou cronologia, busca-se algumas brechas por entre o passado e o presente, em entre-tempos que se atravessam. Para tanto aproxima-se a cartografia como possibilidade metodológica para articular a sobreposição destes tempos as trajetórias e experiências educativas com as imagens do passado. Destaca-se como resultado desta pesquisa as imagens que nos cercam como detritos que orbitam o espaço-tempo, e que irrompem em fraturas e brechas potencializando outros sentidos ao presente.