A formação do pedagogo na educação a distância: alguns dilemas e possibilidades

Autores

  • Adriana Regina de Jesus Santos Universidade Estadual de Londrina
  • José Alexandre Gonçalves Universidade Estadual de Londrina
  • Rogério da Costa Universidade Estadual de Maringa

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7693

Palavras-chave:

Educação a Distância. Empregabilidade. Ontologia. Pedagogo.

Resumo

 O referido artigo tem como objetivos compreender o perfil da formação do pedagogo e conhecer as diferenças de intencionalidade em relação a “Objetivos” e “ Perfil de Egresso” que os programas pretendem formar, tendo como parâmetro dois cursos de Pedagogia, ofertados na modalidade de EaD, por uma instituição pública e outra privada, localizados na cidade de Telêmaco Borba, PR, bem como analisar as percepções dos acadêmicos em relação a sua formação no que tange ao compromisso ético-profissional. Como procedimentos metodológicos adotamos a revisão de literatura, levantamento documental e trabalho de campo. Na revisão de literatura, tivemos como suporte teórico alguns autores, tais como:  Freire (1983), Giroux (1992), Lessa (2012), Lukács (2013), Nóvoa (1992), Pimenta (1999), Saviani (2005), entre outros; na pesquisa documental analisamos dois projetos pedagógicos dos referidos cursos e como trabalho de campo aplicamos um questionário para coleta de dados junto aos estudantes das duas instituições. Ao término do estudo, constatou-se certa ambiguidade no que se refere à formação do perfil do pedagogo que se almeja formar, dado que na faculdade particular o foco estava voltado à empregabilidade desse profissional no mercado de trabalho e na instituição pública percebeu-se a preocupação com a formação ontológica, ética e política do futuro profissional pedagogo. 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo. Docente na Universidade Estadual de Londrina. Paraná. PR. Brasil.

José Alexandre Gonçalves, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Professor da Rede Estadual de Ensino no Estado do Paraná. Paraná. PR. Brasil.

Rogério da Costa, Universidade Estadual de Maringa

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringa. Docente do curso de Pedagogia da UNIVALE e professor da rede estadual de ensino de Londrina.

Referências

ANHANGUERA. Pedagogia – Licenciatura. Belo Horizonte: Kroton, 2016. Disponível em: <http://anhanguera.com/graduacao/cursos/pedagogia-licenciatura.php>. Acesso em: 19 maio 2016.

ALCÂNTARA, Norma. Lukács: ideologia e alienação. São Paulo: Instituto Lukács, 2014.

CODO, Wanderley. O que é alienação. São Paulo: Brasiliense, 1985.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1983.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a pratica educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra. 2005.

GIROUX, Henry. Escola crítica e política cultural. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

LESSA, Sergio. Para compreender a ontologia de Lukács. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2012.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social. v. 2. Tradução Nélio Schneider, Ivo Tonet, Ronaldo Vielmi Fortes. São Paulo: Boitempo, 2013.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: ______. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-33.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In:

______. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG). Licenciatura em Pedagogia – UAB. Perfil do Curso. Ponta Grossa: UEPG, 2016. Disponível em: <https://ead.uepg.br/apl/curso_polo/index.php?page=CursoPerfil&ent=19>. Acesso em: 19 maio 2016.

Downloads

Publicado

27.12.2018

Como Citar

SANTOS, Adriana Regina de Jesus; GONÇALVES, José Alexandre; COSTA, Rogério da. A formação do pedagogo na educação a distância: alguns dilemas e possibilidades. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 47, p. 301–316, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n47.7693. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7693. Acesso em: 5 nov. 2024.