A expansão da educação superior e a desigualdade regional brasileira: uma análise nos marcos dos planos nacionais de educação

Autores

  • Cristiane Sousa Brito Universidade Federal do Amapá
  • André Rodrigues Guimarães Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7898

Palavras-chave:

Educação superior. Diversidade regional. Planejamento educacional.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a expansão da educação superior nos marcos dos Planos Nacionais de Educação (PNEs), na perspectiva de enfrentamento à desigualdade regional brasileira. Considera as leis e documentos formulados para direcionamento da educação como importantes fontes de investigação, na direção de refletir as políticas elaboradas para reparação das desigualdades regionais. A metodologia utilizada consiste na pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados apontam que os PNEs não apresentaram soluções para o problema da desigualdade regional na expansão da educação superior. Conclui que a expansão desse nível de ensino ocorre de maneira assimétrica e continua a confirmar a exclusão social das regiões Norte e Nordeste do país. 

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Biografia do Autor

Cristiane Sousa Brito, Universidade Federal do Amapá

Especialista em Política Educacional. Professora da rede privada de educação básica, Macapá, AP – Brasil

André Rodrigues Guimarães, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá, Macapá, AP – Brasil

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Publicado

17.11.2017

Como Citar

BRITO, Cristiane Sousa; GUIMARÃES, André Rodrigues. A expansão da educação superior e a desigualdade regional brasileira: uma análise nos marcos dos planos nacionais de educação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 44, p. 43–66, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n44.7898. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7898. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Políticas de educação superior