A educação superior em Santa Catarina: um século de história (1917-2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7974

Palavras-chave:

Educação Superior. Políticas de Expansão e Interiorização. Santa Catarina.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa sobre o processo de expansão/interiorização da educação superior em Santa Catarina. É um estudo que visa analisar a evolução da educação superior catarinense a partir de especificidades (contextos e realidades) locais e regionais.  A escolha está associada ao fato de o estado ter completado, em 2017, cem anos de implantação dos primeiros cursos superiores. A investigação foi desenvolvida por métodos e técnicas quantitativos e qualitativos. A pesquisa bibliográfica, se deu, sobretudo, com base em Cunha (2007), Saviani (2007, 2010), Romanelli (1989), Freitag (1980),  Muniz (2006), Sampaio (2000),  Pegoraro (2006, 2013), e Gumbowsky (2004). Já, a busca por dados quantitativos se deu, sobretudo, nas bases do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A pesquisa revela que a expansão em SC se deu por meio das fundações educacionais de direito privado. O modelo fundacional foi hegemônico até os anos 2000, momento em que passa a ocorrer a expansão de IES públicas e de privadas com fins lucrativos. Do total de 94 instituições em 2015, 88% eram privadas com e sem fins lucrativos. A graduação a distância tem se expandido com altas taxas de crescimento, contudo, as matrículas em cursos presenciais de graduação ainda representam, em 2015, 72% do universo de estudantes catarinenses.

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Biografia do Autor

Sherlon Cristina De Bastiani, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Professora da Rede Municipal de ensino de Joaçaba. Santa Catarina – SC – Brasil

Joviles Vitório Trevisol, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo.  Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Santa Catarina – SC – Brasil

Ludimar Pegoraro, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica e Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade. Coordenador do grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Processos Formativos em Educação na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe. Santa Catarina – SC – Brasil

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Publicado

27.12.2018

Como Citar

DE BASTIANI, Sherlon Cristina; TREVISOL, Joviles Vitório; PEGORARO, Ludimar. A educação superior em Santa Catarina: um século de história (1917-2017). EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 47, p. 375–395, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n47.7974. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7974. Acesso em: 5 nov. 2024.