Reformas, privatização e política educacional: tendências e riscos atuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n55.8717

Palavras-chave:

Privatização, Reformas educativas, Políticas educacionais

Resumo

As mudanças decorrentes das reformas de privatização geram conflitos em todas as dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais e educacionais. O ensaio teórico objetiva realizar uma discussão sobre as reformas educacionais no contexto da privatização desenvolvida na política educacional. A metodologia está pautada em uma perspectiva crítico-reflexiva, por meio da abordagem qualitativa e da pesquisa bibliográfica. Como apontamentos, foi possível perceber que a globalização configurou-se em um fenômeno que contribuiu para as mudanças na sociedade, através da concepção política do neoliberalismo com ênfase na privatização; as reformas educacionais desenvolvidas ocasionaram configurações com destaque à avaliação em larga escala, à reestruturação dos profissionais da educação e à defesa da competição entre as escolas, sendo que as tendências atuais estão pautadas na lógica da mercantilização e da ausência do Estado nas políticas sociais, ocasionando riscos para a educação pública.

 

 

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Biografia do Autor

Givanildo da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.campus A. C. Simões, Maceió- Alagoas.

Alex Vieira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Educação. Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões, Maceió- Alagoas.

Inalda Maria dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação. Professora adjunta do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas, Campus A.C. Simões, Maceió - Alagoas.

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Publicado

16.12.2020

Como Citar

SILVA, Givanildo da; SILVA, Alex Vieira da; SANTOS, Inalda Maria dos. Reformas, privatização e política educacional: tendências e riscos atuais. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 55, p. e8717, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n55.8717. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8717. Acesso em: 21 dez. 2024.