Animality poétics in visual arts and literature: potential for others relations of alterity in education

Authors

  • Tathiana Jaeger de Morais Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. 90046-900 - ppgedu@ufrgs.br; Secretaria Municipal de Ensino de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil. SECRETARIA MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE - SMED/PMPA https://orcid.org/0000-0002-9005-1447
  • Luciana Gruppelli Loponte Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo, Porto Alegre, RS, Brasil. 90046-900 - dec@ufrgs.br https://orcid.org/0000-0002-0552-0529

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16862

Keywords:

Animality, Alterity, Visual arts, Literature, Education.

Abstract

This article presents relations between animals, visual arts and literature as a power to think about other  relations of alterity in education, based on a dialogue between fields of art and literature that discomfort certain truths about how to relate to other human animals or not. These items are linked to the concept of Animality Poétics, which will give shape and life to a dialog between ethical-aesthetical provocations of certain works from the visual artist Ana Teresa Barboza, as well as in writter Clarice Lispector’s work. In order to develop this research in education that talks to the field of visual arts and literature, Derrida (2002; 2004; 2016) and Skliar (2014) are theoretical partners.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tathiana Jaeger de Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. 90046-900 - ppgedu@ufrgs.br; Secretaria Municipal de Ensino de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil. SECRETARIA MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE - SMED/PMPA

Possui Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha Arte, Linguagem e Currículo sob orientação da Profª Drª Luciana Gruppelli Loponte (2018), Graduação em Licenciatura Plena em Artes Visuais (2013) e Bacharel em Artes Visuais, ênfase Escultura (2010) ambos pela Universidade Federal do Rio Grande - UFRGS. Atualmente é professora de ensino de artes visuais Concursada na Secretaria Municipal de Ensino de Porto Alegre, EMEF Saint´Hilaire, atuando na Educação Infantil e Ensino Fundamental Inicial e Final. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Arte, nos seguintes temas: ensino de arte, arte e educação, ético-estética, formação estética docente, formação de professores, artes visuais e ética, artes visuais e alteridade, artes visuais e literatura, educação e animalidade. Participa do ARTEVERSA - Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência (UFRGS/CNPq)

Luciana Gruppelli Loponte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo, Porto Alegre, RS, Brasil. 90046-900 - dec@ufrgs.br

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística Hab. em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2005). Atualmente é pesquisadora e professora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Arte, linguagem e currículo. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS. Foi vice-presidente da FAEB (Federação de Arte-Educadores do Brasil) de 2006 a 2008 e coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) 24 - Educação e Arte da ANPEd (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação) de 2008 a 2010, e membro do Comitê Cientifico da entidade de 2010 a 2015. Nos últimos anos, tem obtido financiamento do CNPq para suas pesquisas (Edital Universal 2007, 2010, 2013 e 2018). É líder do ARTEVERSA - Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência (UFRGS/CNPq). Realizou estadia como Professora Visitante no Exterior Sênior com bolsa Capes, de novembro de 2018 a fevereiro de 2019, na Universidade de Lleida, na Espanha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de arte, formação de professores, formação estética docente, arte e educação, gênero e artes visuais.

References

AGAMBEN, Giorgio. O aberto. O homem e o animal. Tradução: André Dias e Ana Bigotte Vieira. Lisboa: Edições 70, 2013.

DERRIDA, Jacques. A besta e o soberano (Seminário) – v. 1 (2001-2002). Rio de Janeiro: Vila Verita, 2016.

DERRIDA, Jacques. De que amanhã. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

DERRIDA, Jacques. O animal que logo sou (A seguir). São Paulo: Editora: UNESP, 2002. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/75492. Acesso em: 20 out. 2016.

FOUCAULT, Michel. Literatura e Pintura, Música e Cinema. In: FOUCAULT, Michel. Ditos &escritos III. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

GIORGI, Gabriel. Formas comuns –animalidade, literatura, biopolítica. Rio de Janeiro: Rocco, 2016.

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro. Rocco, 1999.

LISPECTOR, Clarice. A maça no escuro. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

LISPECTOR, Clarice. A legião estrangeira. São Paulo: Ática, 1987.

LISPECTOR, Clarice. Perto do coração selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

LUNDBLAD, Michael. From animal to animality studies. PMLA, New York, v. 124, n. 2, 2009.

MACIEL, Maria Esther. Literatura e animalidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

MORAIS, Tathiana Jaeger. Uma criação poética da animalidade: artes visuais, literatura e outras relações de alteridade na educação. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

PRIKLADNICKI, Fábio. Reinscrevendo a responsabilidade: figurações da alteridade entre o humano e o animal. 2015. Tese. (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/131624. Acesso em: 10 dez. 2016.

SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

Published

2020-07-28

How to Cite

JAEGER DE MORAIS, Tathiana; LOPONTE, Luciana Gruppelli. Animality poétics in visual arts and literature: potential for others relations of alterity in education. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 53, p. e16862, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n53.16862. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16862. Acesso em: 4 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê 53 - Educação, Estética e Sensibilidades