What can paulo freire's thinking do in dark times? current problems around daring and some modes of ex / res / istencia in Brazil and Argentina

Authors

  • Heloísa Andreia de Matos Lins Universidade Estadual de Campinas
  • Norma Elena Bregagnolo Universidad Nacional del Nordeste de Argentina (UNNE)

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n52.17101

Keywords:

Existences, Teacher training, Obscurantism, Paulo Freire, Resistances.

Abstract

This article discusses current modes of obscurantism in countries such as Brazil and Argentina, where Paulo Freire's legacy of thought becomes fundamental to subsidize new modes of resistance-existence to the hegemonic impositions of human and teacher formation. Exactly by the power of his thought, the work analyzes some elements of the narrative of much of Brazilian society that violently begins to vilify - also through a government project - the teachings of this internationally recognized thinker. Against these attacks, the work presents a process of teacher training that can materialize the importance of creating utopias in these contexts, for glimpsing other more worthy and just existences and life forms.

 

Downloads

Author Biographies

Heloísa Andreia de Matos Lins, Universidade Estadual de Campinas

Professora Doutora da Faculdade de Educação da UNICAMP (Depto.de Psicologia Educacional). Membro das Linhas de Pesquisa Linguagem e Arte em Educação e Educação e Ciências Sociais, do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA) e do Grupo de Pesquisa Diferenças e Subjetividades em Educação: Estudos Surdos (DIS), das questões raciais, de gênero e da infância. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (2007), onde também concluiu os cursos de graduação em Pedagogia (1997) e Mestrado em Educação (2001). Foi professora adjunta do Departamento de Ciências da Educação da UFSJ (2010/2011), na área de Educação Infantil. Parecerista e membro editorial de periódicos acadêmicos e editoras. Assessora ad hoc da FAPESP. Membro da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF). Principais áreas de atuação: diferenças, educação em direitos humanos/ direitos da criança, literatura e mídias para a infância, surdez, linguagens.

Norma Elena Bregagnolo, Universidad Nacional del Nordeste de Argentina (UNNE)

Norma Elena Bregagnolo é Professora em Educação Pré-Elementar e Especial em Jardins Maternais (UNNE), Licenciada em Educação Inicial (UNaF) e Especialista em Docência Universitária na Universidad del Nordeste (UNNE) da Argentina. Elabora sua dissertação de Mestrado em Metodologia da Pesquisa Científica na Faculdade de Humanidades da UNNE. É  Docente-Pesquisadora Categoria IV, no marco do Programa de Incentivos da Comisión Nacional de Evaluación y Acreditación Universitaria  (CONEAU), por meio do Edital 2015. Docente-Pesquisadora - Área de Pesquisa: Formação Docente em Educação Inicial e Educação das Infâncias. Professora Adjunta, com dedicação semiexclusiva, desenvolvendo estudos sobre Professorado e Licenciatura em Educação Inicial, na Faculdade de Humanidades da UNNE, localizada na cidade de Resistencia, do território nacional do Chaco, Argentina.

References

Referencias

ACHILLI, E. L. Investigación y formación docente. 2. ed., Rosario: Laborde Editor, 2001.

ANIJOVICH, R. Transitar la formación pedagógica: dispositivos y estrategias. Buenos Aires: Paidós, 2009.

ARENDT, H. Origens do totalitarismo: antissemitismo, imperialismo e totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

ARENDT, H. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Tradução José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

ARROYO ORTEGA, A. Pedagogías decoloniales y la interculturalidad: perspectivas situadas en María Verónica Di Caudo, Daniel Llanos Erazo y María Camila Ospina (2016) (Coordinadores) Interculturalidad y educación desde el sur.-

BERTOLINI, M. La formación docente para la ciudadanía en contextos de neoliberalismo: propuestas desde las narrativas. Revista del Instituto de Investigaciones en Educación. Facultad de Humanidades UNNE. Año 8. n 10. 2017. Disponible en: http://hum.unne.edu.ar/revistas/educa/contenido10.htm. Acceso en 22.09.2019.

BOITO, A. O neofascismo no Brasil. Disponible em https://www.researchgate.net/publication/332592911_O_NEOFASCISMO_NO_BRASIL. Acceso en 28.8.2019.

BREGAGNOLO, N.E. El alumno ingresante al profesorado y licenciatura en educación inicial alternativas para evitar la deserción. Revista Estudios en Ciencias Humanas. Estudios y monografías de los posgrados. Universidad Nacional del Nordeste. Facultad de Humanidades. Secretaría de Investigación y Posgrado. n. 9. ISSN: 1851-8990, 2010. http://hum.unne.edu.ar/revistas/postgrado/revista9/articulos/seccion6/bregagnolo.pdf

CUSICANQUI, S. Ch’ixinakax utxiwa: una reflexión sobre discursos y prácticas descolonizadores. Buenos Aires: Tinta Limón, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. Unesp, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do oprimido.. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992 (Notas: Ana Maria Araújo Freire).

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. (Coleção Educação e Comunicação, v.18).

FREIRE, Paulo. Miedo y Osadía. La cotidianeidad del docente que se arriesga a practicar una pedagogía transformadora Traducción Joaquín Martínez Ortiz. Buenos Aires: Siglo Veintinuno, 2014.

LARROSA, J. Escuela, poder y subjetivación. Genealogía del poder. N°26. La piqueta. España, 1995.

SKLIAR, C. y Larrosa, J. Experiencia y alteridad en educación. Rosario: Homo Sapiens, 2011.

MINUJIN, A. Cuesta abajo: los nuevos pobres: efectos de la crisis en la sociedad argentina. Buenos Aires: UNICEF Losada, 1997.

SANTOS, Boaventura Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

SANTOS, Boaventura Sousa. Una epistemología del sur: la reinvención del conocimiento y la emancipación social. México: Siglo XXI, Clacso, 2009.

SANTOS, Boaventura Sousa Democracia y transformación social. Traducción de Jorge Davila, Bogotá: Siglo del Hombre; Siglo XXI 636; Paris: Gallimard., 2017.

SOUTO, M. Grupos y dispositivos de formación. Buenos Aires: Novedades Educativas, Serie Los Documentos n. 10, 1999.

TALONE, V.G. Distopias presentes, passadas e futuras:os monstros da sociedade. Sociologias, Porto Alegre, ano 20, n. 49, set-dez 2018, p. 368-380. Disponible em: http://www.scielo.br/pdf/soc/v20n49/1807-0337-soc-20-49-368.pdf. ACCESO em 29.8.2019.

TORRES SANTOME, J. Educación en tiempos de neoliberalismo. Madrid: Morata, 2001.

ZABALZA, M. La enseñanza universitaria en el escenario y sus protagonistas. España: Edit. Narcea. 2002.

Published

2020-07-02

How to Cite

MATOS LINS, Heloísa Andreia de; BREGAGNOLO, Norma Elena. What can paulo freire’s thinking do in dark times? current problems around daring and some modes of ex / res / istencia in Brazil and Argentina. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 52, p. e17101, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n52.17101. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/17101. Acesso em: 3 jun. 2025.

Issue

Section

Dossiê 52 - Paulo Freire e a onda neoconservadora
Views
  • Abstract 452
  • PDF (Español (España)) 349