The death of George Floyd and the strengthening of the anti-racist fight: "no justice, no peace”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n60.21733

Keywords:

George Floyd, spatial racialization, anti-racist education.

Abstract

De repente nos encontramos em uma pandemia, ano 2020 do século XXI. Hábitos, costumes, culturas ganham novos rumos e significados diante da ameaça global de morte por Covid-19. As desigualdades são acentuadas. Novamente é um corpo negro que chama a atenção pelo seu cruel cuidado racista. Seria demais imaginar que o mundo precisaria mais uma vez do sacrifício de um corpo negro para se alertar? No entanto, os processos históricos racistas de Minneapolisquestionou a eficácia das denúncias após a morte de George Floyd e recuperou o cenário da luta antirracista permanente. O percurso metodológico deste relato de experiência refletirá sobre os territórios de exclusão e o pulso educativo das manifestações de rua no condado de Hennepin, onde ocorreu o assassinato de George Floyd. Negros e não negros saíram às ruas para denunciar, mas também deixaram esperanças sobre as possibilidades efetivas que uma educação antirracista poderia proporcionar. Concluímos que nestes novos tempos de desigualdades sob a pandemia de Covid-19, há uma denúncia sobre o racismo estrutural, embora também haja uma aposta efetiva em uma educação antirracista.

Downloads

References

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

DEWAN, Shaila; BAKER, Mike. Facing protests over use of force, police respond with more force. New York Times, New York, p. 1, 31 maio 2020.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. São Paulo: Editora Vozes, 2017.

KLEIN, Herbert. S. A experiência afro-americana numa perspectiva comparativa: a situação atual do debate sobre a escravidão nas Américas. Afro-Ásia, Salvador, n. 45, p. 95-121, 2012. DOI: https://doi.org/10.9771/aa.v0i45.21251. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/21251. Acesso em: 15 mar. 2022.

MAPPING Police Violence. 2020. Disponível em: https://mappingpoliceviolence.org/. Acesso em: 18 ago. 2020.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. 3. ed. São Paulo: n-1 edições, 2018.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto R. de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

MESSER, Chris M.; SHRIVER, Thomas E.; ADAMS, Alison E. The Destruction of Black Wall Street: Tulsa’s1921: Riot and the Eradication of Accumulated Wealth American. Journal of Economics and Sociology, v. 77, n. 3–4, maio/set. 2018. DOI: https://doi.org/10.1111/ajes.12225. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/ajes.12225. Acesso em: 15 mar. 2022.

MYERS JR., Samuel. The Minnesota paradox: how race divides prosperous Minneapolis. The Guardian, 29 maio 2020. https://mappingpoliceviolence.org/ Atualizado em 15/03/2022.

SIEGEL, Michael. Differences in racial disparities in firearm homicide across cities: The role of racial residential segregation and gaps in structural disadvantage. Journal of the National Medical Association, v. 112, n. 5, p. 518-530, out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jnma.2020.05.014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0027968420301127?via%3Dihub. Acesso em: 15 mar. 2022.

Published

2022-03-29

How to Cite

GOMES RUFINO ANDRADE, Patrícia. The death of George Floyd and the strengthening of the anti-racist fight: "no justice, no peace”. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 60, p. e21733, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n60.21733. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/21733. Acesso em: 16 may. 2025.

Issue

Section

Dossiê 60 - Relações Étnico-Raciais na Educação
Crossref
0
Scopus
0
Views
  • Abstract 649
  • PDF (Português (Brasil)) 504