Ecology in textbooks: an analysis of academic production in biology teaching area
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n63.23235Keywords:
biology textbook, academic production, ecology.Abstract
This paper aims to reflect on the research scenario in the field of biology teaching and textbooks, in order to understand what contributions and challenges are announced by academic productions in the area, regarding to ecology. We start from the consideration that ecology is still considered a recent science, with its concepts in constant construction and reformulation, and that basic elements of its field are influenced by society and, similarly, with regard to its teaching and presence in textbooks. Thus, we believe that the present work can contribute with a general framework that allows recognizing trends, identifying and systematizing the written production on the subject, collaborating with possible ramifications and the development of the area. Thus, we carried out a bibliographic survey in seven brazilian and two international journals, from 2001 to 2021. As a result, we identified twelve papers dealing with ecology and textbooks, from which it was possible to observe a variety of topics studied, such as: biodiversity, environment, food chain, nitrogen cycle, population flows, population ecology and ecosystem ecology. Furthermore, a third of the works point to the importance of considering historiographical aspects and the contexts of knowledge production in ecological contents, denouncing their absence and/or scarcity.
Downloads
References
BERMUDEZ, G. M. A.; LONGHI, A. L.; GRAVIDIA, V. La enseñanza monumentalista y utilitarista de las causas de la biodiversidad y de las estrategias para su conservación: un estudio sobre la transposición didáctica de los manuales de la Educación Secundaria española. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 3, 2015.
BEZZON, R. Z.; DINIZ, R. E. S. O conceito de ecossistema em livros didáticos de biologia do ensino médio: abordagem e possíveis implicações. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.36, 2020.
BIANCHI, V.; ROCHA, V. R. Sobre impactos ambientais em livros didáticos de biologia do ensino médio. Revista SBEnBio, Maringá, n. 9, p. 1834-1844, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Qualis. Brasília: MEC, 2009. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-aprova-a-nova-classificacao-do-qualis>. Acesso em: 3 jan. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação.. Edital de Convocação 4/2015-CGPLI. Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2018. Brasília: MEC, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. Brasília: MEC/CNE/CEB, 2018a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file. Acesso em: 18 out. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). PNLD 2018: Biologia – guia de livros didáticos –
Ensino Médio/ Secretaria da Educação Básica (SEB). Brasília, 2018b.
BRUGLIATO, E. T. Um estudo com licenciandos em física sobre a energia nuclear em livros didáticos e textos de divulgação científica. 2020. 259p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.
CARVALHO, L. M. A temática ambiental e o processo educativo: dimensões e abordagens. In: CINQUETTI, H. C. S.; LOGAREZZI, A. (Orgs.). Consumo e Resíduo: Fundamentos para o trabalho educativo. São Carlos: EdUFSCar, 2006. p. 19-41.
COUTINHO, M. Os desafios historiográficos educacionais da ecologia contemporânea. Em Aberto, Brasília, [s.v.], ano 11, n. 55, p. 42-48, 1992.
COUTINHO, F. A.; SOARES, A. G. Restrições cognitivas no livro didático de biologia: um estudo a partir do tema "ciclo do nitrogênio". Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 12, n.2, p. 137-150, 2010.
CUNHA, E. G. M.; AMARO, L. B. R.; CARMO, C. C. Abordagem histórica do conceito de flutuações populacionais cíclicas - problemática abordada por Elton. Revista SBEnBio, São Paulo, n. 7, p. 1810-1919, 2014
FREIRE, C. C.; MOTOKANE, M. T. Análise fatorial e análise de agrupamento no mapeamento de concepções epistemológicas de professores sobre a ciência e a ecologia. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 152-175, 2016.
GADÊLHA, L. R.; OLIVEIRA, C. A.; NEPOMUCENO, J.; QUEIROZ, M. S. Avaliação dos recursos visuais em quatro livros didáticos sobre o tema de ecologia. Revista SBEnBio, São Paulo, n. 7, p. 4637-4643, 2014.
GOMES, M. F.; SILVA, L. A. Análise do conteúdo ecologia no livro didático considerando os estatutos do conhecimento biológico. Revista SBEnBio, São Paulo, n. 7, p. 5799-5805, 2014.
KATO, D. S.; MOTOKANE, M. T.; FERREIRA, J. H. A. O ensino de ecologia: uma análise dos temas dos artigos científicos publicados entre 2000-2011. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EM DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 9., 2013, Girona. Anais… Girona: Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, 2013, n.º Extra, pp. 1827-1832.
KATO, D. S. O conceito de ecossistema na produção acadêmica brasileira em educação ambiental: construção de significados e sentidos. 2014. 233p. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2014.
KATO, D.; MARTINS, L. A. P. A “sociologia de plantas”: Arthur George Tansley e o conceito de ecossistema (1935). Filosofia e História da Biologia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 189-202, 2016.
LEAL, M. C. Estudo piloto de transposição didática da cadeia alimentar. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 1-11, 2001.
LEWINSOHN, T. Primórdios da ciência ecológica no Brasil colonial e imperial. Filosofia e História da Biologia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 347-381, 2016.
MATTOS, L. M. A.; HARTMANN-KRETCHMER, A.; GOMES, M. M. Currículos de biologia: compreendendo a ecologia em livros didáticos alemães e brasileiros. Revista SBEnBio, Maringá, n. 9, p. 3455-3467, 2016.
MOTOKANE, M. T.; TRIVELATO, S. L. F. Reflexões sobre o ensino de ecologia no ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2, 1999, Valinhos. Anais... Valinhos: ABRAPEC, 1999. p. 01-11.
NASCIMENTO-JÚNIOR, A. F.; SOUZA, D. C.; CARNEIRO, M. C. O conhecimento biológico nos documentos curriculares nacionais do ensino médio: uma análise histórico-filosófica a partir dos estatutos da biologia. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.16, n. 2, p. 223-243, 2011.
PÊCHEUX, M., FICHANT, M. Sobre a história das ciências. Tradução: F. Bairrão. Lisboa: Editorial Estampa, 1971.
REIS, M. A.; SILVA, S. N. Análise de conteúdo sobre biodiversidade em livros didáticos de biologia do ensino médio. Revista SBEnBio, São Paulo, n. 7, p. 5861-5872, 2014.
ROCHA FILHO, P. P. A. R.; QUEIROZ, M. S. Propostas de atividades experimentais em livros didáticos de biologia, adotadas por escolas estaduais do munícipio de barreiras - Bahia - Brasil: a ecologia em questão. Revista SBEnBio, São Paulo, n. 7, p. 6154-6160, 2014.
ROSA, M. D. O uso do livro didático de ciências por professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental: um estudo de abrangência nacional. 2019. 184p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.
SANTOS, R. M. S.; SELLES, S. L. E.; VILELA, M. L. Conhecimento científico e escolar no ensino de ecologia: a dualidade entre paradigmas ecológicos em um livro didático. Revista SBEnBio, São Paulo, n. 7, p. 6619-6628, 2014.
SHRADER-FRECHETTE, K. S.; MC COY, E. D. Method in Ecology. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 EccoS – Revista Científica
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).