Ecologia em livros didáticos: uma análise da produção acadêmica na área de ensino de biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n63.23235

Palavras-chave:

livros didáticos de biologia, produção acadêmica, ecologia.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é refletir sobre o cenário de pesquisas científicas na área de ensino de biologia e nos livros didáticos, com vistas a compreender que contribuições e desafios são anunciados em tais produções acadêmicas no que diz respeito à abordagem da ecologia. Partimos da consideração de que a ecologia é considerada uma ciência ainda recente, com seus conceitos em constante construção e reformulação, e que elementos básicos de seu campo sofrem influências da sociedade e, de forma similar, no que diz respeito ao seu ensino e presença nos livros didáticos. Assim, acreditamos que o presente trabalho possa contribuir com um quadro geral que permita reconhecer tendências, identificar e sistematizar a produção escrita sobre o tema, colaborando com possíveis desdobramentos e o desenvolvimento da área. Dessa forma, realizamos um levantamento bibliográfico em sete periódicos nacionais e dois internacionais, entre os anos de 2001 a 2021. Identificamos um total de doze trabalhos que tratam de ecologia e livros didáticos, nos quais foi possível observar uma diversidade de temas estudados, tais como: biodiversidade, meio ambiente, cadeia alimentar, ciclo do nitrogênio, fluxos populacionais, ecologia de populações e ecologia de ecossistemas. Além disso, um terço dos trabalhos apontam sobre a importância de considerar aspectos historiográficos e os contextos de produção do conhecimento nos conteúdos ecológicos, denunciando sua ausência e/ou escassez.

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Publicado

22.12.2022

Como Citar

RODRIGUES MORAIS, Wanderson; PEREIRA MONTEIRO DE ALMEIDA, Maria José; RINK, Juliana. Ecologia em livros didáticos: uma análise da produção acadêmica na área de ensino de biologia. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 63, p. e23235, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n63.23235. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23235. Acesso em: 30 jun. 2024.