Notes on the circular epistemology of afrocarnavales blocs of Salvador

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n64.24023

Keywords:

afoxés. afro blocks, carnival, circularity, epistemology.

Abstract

In conceiving the space of carnival from its internal socioeconomic, political and cultural tensions, the black population of Salvador (BA) has been, since the second half of the 19th century, elaborating forms of entertainment that, in addition to entertainment, both denounce ethnic-racial exclusion and announce anti-racist possibilities of social organization.  Taking as empirical basis the context of soteropolitan carnival and as a theoretical contribution the contributions of Paulo Freire and other authors of Brazilian critical thinking,and this article examines how the dialectic contained in the complaint/announcement relationship, expressed in the community-carnival practices, constituted a circular epistemology of a critical and transformative nature, indispensable to the pedagogical praxis of two important cultural phenomena  afro-Bahians, afoxés and afro blocs.  In this sense, it was possible to observe that from the bands, rehearsals, themes, music festivals, black beauty festivals and afro-referenced aesthetics, fantasies, social actions and schools, the main component elements of Afrocarnavalesca praxis, knowledge and values are organically produced by the set of entities/communities/revelers(s), constituting an epistemology of a clearly circular nature.

 

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Author Biographies

José Walter Silva e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI.

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (2022), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (2018), especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro de Pós-Graduação Olga Mettig (1998) e graduado em Economia pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (1995). É servidor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), cedido em cooperação técnica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), onde atuou como professor desde o ano de 2010. Nesta mesma instituição foi coordenador de extensão do campus Corrente, vice-coordenador e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígena e diretor geral do campus São João do Piauí, entre os anos de 2013 e 2019. Na área do Crescimento e Desenvolvimento Econômico realizou trabalhos voltados para o segmento da Indústria da Construção. Na cultura, realizou diversas atividades relacionadas com a produção e a gestão de blocos afros e afoxés. Foi vice-presidente do afoxé Filhos do Congo, assessorou o bloco afro Malê Debalê e foi conselheiro da Associação dos Afoxés da Bahia (Asaba). É membro do Grupo de Pesquisa do CNPq "Ylê-Educare: educação e questões étnico-raciais" e do Observatório dos Quilombos do Piauí.

Jason Ferreira Mafra, Universidade Nove de Julho – Uninove.

Doutor (2007) e mestre (2001) em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado e licenciado em História pela Unisal. Desenvolveu, no doutorado, estudo sobre o conceito de conectividade em Paulo Freire. Tem experiência docente nas redes pública e privada, da Educação Básica e Superior, lecionando, pesquisando e orientando temas relacionados à Metodologia da Pesquisa, teoria e práxis freiriana; etnorracialidade e educação. É docente do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNNOVE) e Diretor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Práticas educacionais (PROGEPE) na mesma universidade. Desenvolve e orienta pesquisas nas linhas Metodologia da Aprendizagem e Práticas de Ensino (LIMAPE); Educação Popular e Culturas (LIPECULT). É membro do Conselho Internacional de Assessores do Instituto Paulo Freire, onde coordenou, de 2000 a 2010, a Universitas Paulo Freire (UNIFREIRE). É autor de obras para o Ensino de História, na Educação Básica, e de livros e artigos científicos em Educação. Dentre outros livros publicou: Paulo Freire, contribuiciones para la pedagogía,(Clacso, 2005); Valores e diálogos para uma cidade educadora (2010), História (4 volumes, para Educação de Jovens e Adultos); Jean-Ovide Decroly (2010) e Bogdan Suchodolski (2010), livros da Coleção Educadores, do MEC; Universidade Popular: teorias, práticas e perspectivas (Liber Livro, Instituto Paulo Freire, 2013); A ditadura espelhada (Liberlivro, 2014); Paulo Freire, um menino conectivo (Liberlivro, 2016), Paulo Freire e a educação das crianças.(2020), Educação: a importância do ato de reler. (2019). É um dos organizadores do livro Pedagogia do oprimido: o manuscrito (Liber Livro, Instituto Paulo Freire). Entre os projetos em que atuou como pesquisador, destacam-se: 1) Observatório da Educação (Obeduc): Universidade Popular no Brasil, financiado pela CAPES; 2) Programa Marco Interuniversitario Para La Equidad Y La Cohesión Social De Las Instituciones de Educación Superior En America Latina, Riaipe 3, no âmbito do Programa Alfa III, financiado pela Comissão Europeia para a cooperação exterior. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Ylê-Educare: educação e questões étnico-raciais".

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Published

2023-03-17

How to Cite

SILVA E SILVA, José Walter; FERREIRA MAFRA, Jason. Notes on the circular epistemology of afrocarnavales blocs of Salvador. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 64, p. e24023, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n64.24023. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24023. Acesso em: 28 aug. 2024.

Issue

Section

Artigos