Scientific research in education and historical-dialetic materialism: theoretical and conceptual aspects

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n66.24079

Keywords:

education, método, historical-dialectical materialism

Abstract

Este artículo es resultado de estudios realizados en la asignatura optativa Materialismo histórico-dialéctico: para una comprensión metodológica, realizado en el Programa de Posgrado en Educación (PPGE) de la Universidad Federal de Amazonas (UFAM), en la línea de investigación Educación, Estado y Sociedad en la Amazonia. El estudio tiene como objetivo presentar consideraciones sobre el método del Materialismo Histórico-Dialéctico y sus aportes a la realización de investigaciones científicas en el campo de la educación. Metodológicamente se trata de un estudio teórico-bibliográfico basado en trabajos de autores como Gatti (1999, 2012); Marx y Engels (1999); Oliveira (1998); Neto (2011); Grupo (2019); Almeida y Costa (2021); Silva y Hermida (2021), entre otros. Los autores antes mencionados presentan una perspectiva crítica sobre la concepción del mundo, la sociedad y la educación, permitiendo pensar en la construcción de la investigación científica guiada por un método que define también una opción política. En este sentido, el acto de investigar constituye un proceso desafiante que enfrentan muchos investigadores, principalmente por la comprensión del objeto de estudio y la definición del método de investigación, por lo que se concluye que el Materialismo Histórico-Dialéctico posibilita pensar. sobre la construcción de la investigación científica en el área de la educación a partir de una perspectiva crítica, constituyéndola como un acto político.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Author Biographies

Francisauro Fernandes da Costa, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2019), Campus Universitário de Abaetetuba. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/2022) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na Linha de Pesquisa 3: Formação e Práxis do (a) Educador (a) Frente aos Desafios Amazônicos. Doutorando em Educação (PPGE/UFAM/2023), Linha de Pesquisa 1: Educação, Estado e Sociedade na Amazônia. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED - anuidade/2020,2022). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores/as na Amazônia (CNPq/2022) - Coordenado pela prof.ª Dr.ª Heloisa da Silva Borges.

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas (PPGE/FACED/UFAM)

Graduada em Pedagogia (FACED/UFAM), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (FACED/UFAM), Mestrado em Educação, na Linha de Políticas Públicas e Doutorado em Educação na Linha de Formação de Professores, pelo PPGE da FACED/UFAM. Atualmente Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas. Coordenou vários projetos ligados as políticas públicas entre eles: Formação de Professores em Áreas de Reforma Agrária de Roraima e Amazonas - convênio UEA/INCRA/PRONERA (2004-2009); Curso de Aperfeiçoamento e Especialização Educação do Campo com ênfase Projovem Campo Saberes da Terra (2010 a 2013); Programa Escola da Terra. Possui vários artigos e livros publicados com tema em Educação do Campo, Formação de Professor, Políticas Públicas da Educação, Educação de Jovens e Adultos e Currículo do Ensino Básico. Atualmente Coordenadora Institucional do Parfor-UFAM. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores na Amazônia (CNPq/2022).

Maria Nilvane Fernandes, Universidade Federal do Amazonas (PPGE/FACED/UFAM)

Pesquisadora contemplada com bolsa no edital n.º 26/2021 de Apoio à Pesquisa Científica no Exterior para cursar o Pós-doutorado na Texas Tech University - UTT em Lubbock - Texas. Doutoramento sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - fomento Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior PDSE - 88881.134314/2016-01/CAPES; Mestre e Doutora em Educação na linha de Políticas Educacionais (UEM); Mestre em Políticas em Adolescente em Conflito com a lei (UNIBAN/SP); Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFPR); Especialista em Gestão em Centros de Socioeducação (UFPR); Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior. Graduada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar; Atualmente, Professora do Magistério Superior, Classe A, com denominação de Adjunto A, Nível 2, do Departamento de Teoria e Fundamentos (DTF) da Faculdade de Educação (FACED); Professora Permanente do Programa de pós-graduação em educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Parecerista de diversos periódicos, inclusive, de Qualis A1. Consultora para políticas e formação de profissionais do sistema socioeducativo, rede de proteção, conselhos de direitos e conselhos tutelares, desde 2005. Professora pedagoga da Educação Básica do Estado do Paraná (2007-2018).

References

ALMEIDA, José Salvador; COSTA, Frederico Jorge Ferreira. Pressupostos para a concepção de educação no pensamento de Marx: um estudo de 1844 a 1848. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v.13, n.3, p. 196--209, dez. 2021. ISSN: 2175-5604. Disponível em: http://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.44709. Acesso em: 28 abr. 2022.

COSTA, Francisauro Fernandes da. Educação do Campo no território abaetetubense: análise da formação de professores(as) com base no plano municipal de educação. Dissertação (Mestrado em educação). Manaus, AM: Universidade Federal do Amazonas. 2022. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9263. Acesso em: 22 mar. 2023.

GATTI, Bernardete A. Algumas considerações sobre procedimentos metodológicos nas pesquisas educacionais. EccoS Rev. Cient. UNINOVE, São Paulo: n. 1 v. 1, p. 63-79, dez. 1999. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/155/167. Acesso em: 12 dez. 2021.

GATTI, Bernardete A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Líber Livro, 2012.

GERHARDT, Tatiana Engel; SOUZA, Aline Corrêa de. Unidade 1 – Aspectos Teóricos e Conceituais. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

GROPPO, Luís Antônio. A pesquisa como ato político na contemporaneidade: juventude e educação. Rev. Cienc. Educ., Americana, ano XXI, n. 45, p. 53-68, jul./dez, 2019. Disponível em:https://www.academia.edu/51530730/Pesquisa_como_ato_pol%C3%ADtico_na_contemporaneidade_A. Acesso em: 11 jan. 2022.

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Trad. de Célia Neves e Alderico Toríbio. Rev. de Célia Neves. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Estatutos epistemológicos presentes na pesquisa educacional sobre professores: uma análise teórico-conceitual das concepções de formação. Revista Com Censo #15. v.5. n.4. nov. 2018. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/532/352. Acesso em: 16 jan. 2022.

MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira R. de. A questão do método e da metodologia: uma análise da produção acadêmica sobre professores (as) da região Centro-Oeste/Brasil. Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 669-693, maio/ago. 2012. Disponível em: http://www.ufrgs.br/edu_realidade. Acesso em: 16 jan. 2022.

MARX, Karl Heinrich; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. (1845/1846). Ed. Ridendo Castigat Mores. Fonte Digital. RocketEdition, 1999.

OLIVEIRA, Paulo de Salles. Caminhos de construção da pesquisa em ciências humanas. In: OLIVEIRA, Paulo de Salles (Org.) Metodologia das Ciências Humanas. São Paulo: Hucitec/UNESP, 1998.

PAULA, João Antônio de. Apresentação. In: NETTO, José Paulo. Karl Marx: uma biografia. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2020.

NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular. 2011 (2011).

SILVA, Hedgard Rodrigues; HERMIDA, Jorge Fernando. Os métodos de investigação e exposição em Marx e a pesquisa no campo educacional. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 13, n. 3, p. 177-195, dez. 2021. ISSN: 2175-5604. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.45404. Acesso em: 28 abr. 2022.

TARTUCE, T. J. A. Métodos de pesquisa. Fortaleza: UNICE, 2006.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Published

2023-09-19

How to Cite

COSTA, Francisauro Fernandes da; BORGES, Heloisa da Silva; FERNANDES, Maria Nilvane. Scientific research in education and historical-dialetic materialism: theoretical and conceptual aspects. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 66, p. e24079, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n66.24079. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24079. Acesso em: 17 may. 2025.
Views
  • Abstract 583
  • pdf (Português (Brasil)) 583