O desafio de ser e atuar como docente universitário

Authors

  • Osvaldo Dalberio UFTM
  • Ailton Paulo Oliveira Júnior UFTM

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n26.2493

Keywords:

ensino superior, professor universitário, ensino-aprendizagem, prática docente.

Abstract

Este texto apresenta uma discussão sobre a narrativa da prática docente de três professores que ministram suas aulas em instituições de ensino superior na cidade de Uberaba em Minas Gerias com experiências acadêmicas diferentes. Respondemos nossa inquietação sobre os desafios de ser professor universitário e discutimos sobre a docência e o papel pedagógico do professor cuja responsabilidade, no ensino superior, é preparar o aluno para exercer uma função social. Acreditamos que cabe ao professor promover alternativas no momento da aquisição de conhecimento ou na execução de tarefas de ensino, pesquisa e extensão. Portanto, o papel do professor universitário é um desafio constante.

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Author Biographies

Osvaldo Dalberio, UFTM

Doutorado em Serviço Social, UNESP – Professor adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro Uberaba – MG [Brasil]

Ailton Paulo Oliveira Júnior, UFTM

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Published

2012-05-17

How to Cite

DALBERIO, Osvaldo; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo. O desafio de ser e atuar como docente universitário. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 26, p. 209–225, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n26.2493. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2493. Acesso em: 3 jun. 2025.
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