Uma introdução à pedagogia da correspondência em Paulo Freire

Authors

  • Edgar Pereira Coelho Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n26.3234

Keywords:

Conteúdo da forma. Correspondência. Diálogo. Libertação.

Abstract

Este texto discute o interesse de Paulo Freire pelo gênero literário carta e pelo gênero de escrita carta. O autor desenvolve a partir da tese de doutorado defendida na FEUSP em 2005, Cartas de Paulo Freire: o diálogo como caminho e pedagogia, que deu origem à construção de Pedagogia da correspondência: Paulo Freire e a educação por cartas e livros, publicado em 2011. A abordagem das cartas seguiu a ordem cronológica de sua elaboração ou recepção, tendo sido distribuídas em três grandes conjuntos: de antes do exílio, durante o exílio e após o exílio. A análise buscou verificar a centralidade de duas categorias do pensamento freiriano: (i) o oprimido, como alvo de sua ação pedagógica e política e (ii) o diálogo como instrumento de desalienação, libertação e promoção do oprimido. Visa demonstrar que esse gênero de escrita (cartas), esse gênero literário (livros em forma de carta) constituíam as formas preferidas de Paulo Freire.

Downloads

Author Biography

Edgar Pereira Coelho, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Filosofia – UFJF; Doutor em Educação/Filosofia da Educação – USP; Coordenador do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos – UFV; Professor de filosofia Departamento de Educação - Universidade Federal de Viçosa.

Published

2012-05-17

How to Cite

COELHO, Edgar Pereira. Uma introdução à pedagogia da correspondência em Paulo Freire. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 26, p. 59–73, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n26.3234. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3234. Acesso em: 18 may. 2025.

Issue

Section

Dossiê Temático - Paulo Freire e a produção do conhecimento acadêmico
Crossref
2
Scopus
0
Márcio Dos Anjos São Pedro, Paula Vielmo (2022)
III CICLO DE LEITURA E ESTUDOS DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE:. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, 4(1), 65.
10.36732/riep.v4i1.119
Fernanda dos Santos Paulo (2022)
Cartas pedagógicas como instrumento metodológico de pesquisas participativas. Revista Internacional de Educação Superior, 9, e023019.
10.20396/riesup.v9i00.8670030
Citations
  • Citation Indexes: 2
Captures
  • Readers: 4
Views
  • Abstract 846
  • PDF (Português (Brasil)) 859