O perfil do diretor das escolas públicas de Itabaiana (SE): um estudo multivariado
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n35.3416Keywords:
Educação. Gestão escolar. Diretor de escola.Abstract
O presente trabalho trata da gestão educacional, investigando o perfil do gestor escolar no município de Itabaiana situado no agreste sergipano, nordeste brasileiro. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário, aplicado em 58 escolas públicas municipais de Itabaiana, procurando identificar elementos com significância estatística para a determinação para formação de grupos a partir do perfil do diretor utilizando-se da ferramenta estatística multivariada análise de grupos (conglomerados). A partir da identificação dessas variáveis procura refletir dos aspectos relativos as competências, habilidades e dificuldades implicadas no processo de gestão escolar à perspectiva desses gestores. Observou-se que de acordo com as respostas obtidas, que variáveis relativas ao sexo dos gestores, natureza das dificuldades enfrentadas no processo de gestão, tempo de experiência docente e acesso as modalidades de financiamento das instituições escolares caracterizam-se enquanto significativas sob à ótica da técnica estatística empregada (análise multivariada de grupos) na formação dos diferentes grupos de perfis dos gestores de Itabaiana (SE) dentro da amostra analisada.Downloads
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Published
2014-12-15
How to Cite
CONCEIÇÃO, Sérgio Henrique; PARENTE, Juliano Mota. O perfil do diretor das escolas públicas de Itabaiana (SE): um estudo multivariado. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 35, p. 173–190, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n35.3416. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3416. Acesso em: 17 may. 2025.
Issue
Section
Artigos
Adelcio Machado Dos Santos, Rita Marcia Twardowski, Audete Alves dos Santos Caetano, Martins Leffer, Alisson André Escher (2023)
Formação e atribuições do gestor escolar. Cuadernos de Educación y Desarrollo, 15(2), 1305.10.55905/cuadv15n2-018
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