Banco Mundial, políticas públicas e atendimento educacional à primeira infância no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n35.4652Keywords:
Banco Mundial, Financiamento Educacional, Educação Infantil, Parceria público-privado.Abstract
O presente artigo tem como base um estudo sobre as condições de atendimento do Programa Pró-Creche, que se apresenta como uma parceria entre o poder público e instituições particulares para o atendimento de alunos de 0 a 3 anos que não encontram vaga na rede municipal de ensino. A pesquisa utiliza-se da abordagem qualitativa e da metodologia de estudo de caso. O intuito deste artigo é elaborar reflexões acerca das possíveis influências do Banco Mundial nas políticas públicas brasileiras de financiamento e de atendimento educacional à primeira infância, analisando como o Programa Pró-Creche segue as indicações desse organismo. Consideramos que, ao influenciarem as políticas públicas brasileiras, as recomendações do Banco Mundial levaram à desvalorização e privatização da Educação Infantil.Downloads
Downloads
Published
2014-12-12
How to Cite
COSTA, Beatriz Aparecida da. Banco Mundial, políticas públicas e atendimento educacional à primeira infância no Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 35, p. 141–156, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n35.4652. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4652. Acesso em: 16 may. 2025.
Issue
Section
Artigos
Views
- Abstract 388
- PDF (Português (Brasil)) 269