A filosofia como uma das fontes do pensamento complexo de Edgar Morin: a importância da dialógica cultural

Authors

  • Cleide Rita Silvério de Almeida UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n38.6108

Keywords:

Filosofia, Pensamento complexo, Educação

Abstract

Este trabalho apresenta um breve quadro de autores – como Heráclito, Montaigne e Marx, entre outros – que se constituíram em fontes para Edgar Morin, tendo desempenhado importante papel em sua formação, e que podem também apontar caminhos para a tarefa de formação de nossos alunos na educação escolar, por meio não só de processos instrucionais, mas de dinâmicas de reflexão mobilizadoras do pensar que se apresentam como forças de interrogação sobre a condição humana. O pensamento complexo foi nutrido por diversas questões filosóficas que podem ser entrelaçadas com o romance, a poesia e o cinema, os quais, ao expor as complexidades humanas, vão ao encontro da curiosidade que sempre instigou Morin. Trata-se de um conhecimento que propõe a discussão dos opostos e das contradições como complementares e indissociáveis e aponta para a importância do diálogo.

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Author Biography

Cleide Rita Silvério de Almeida, UNINOVE, São Paulo

Published

2015-11-17

How to Cite

ALMEIDA, Cleide Rita Silvério de. A filosofia como uma das fontes do pensamento complexo de Edgar Morin: a importância da dialógica cultural. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 38, p. 189–200, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n38.6108. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6108. Acesso em: 3 jun. 2025.
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