Poéticas da animalidade nas artes visuais e na literatura: potências estéticas para outras relações de alteridade na educação

Autores/as

  • Tathiana Jaeger de Morais Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. 90046-900 - ppgedu@ufrgs.br; Secretaria Municipal de Ensino de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil. SECRETARIA MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE - SMED/PMPA https://orcid.org/0000-0002-9005-1447
  • Luciana Gruppelli Loponte Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo, Porto Alegre, RS, Brasil. 90046-900 - dec@ufrgs.br https://orcid.org/0000-0002-0552-0529

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16862

Palabras clave:

Animalidade, Alteridade, Artes visuais, Literatura, Educação

Resumen

Este artigo apresenta relações entre animalidade, artes visuais e literatura como potência para pensarmos outras relações de alteridade na educação, a partir de um diálogo entre os campos da arte e da literatura que desacomodam certas verdades sobre como relacionamo-nos com os outros, animais humanos ou não. Tais enlaces estão ligados ao conceito de Poéticas da Animalidade, que irá dar forma e vida a um diálogo entre as provocações ético-estéticas de certas obras da artista visual Ana Teresa Barboza e da escritora Clarice Lispector. Para desenvolver esta pesquisa em educação em conversa com o campo das artes visuais e da literatura, assumimos como parceiros teóricos Derrida (2002; 2004; 2016) e Skliar (2014).

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Biografía del autor/a

Tathiana Jaeger de Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. 90046-900 - ppgedu@ufrgs.br; Secretaria Municipal de Ensino de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil. SECRETARIA MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE - SMED/PMPA

Possui Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha Arte, Linguagem e Currículo sob orientação da Profª Drª Luciana Gruppelli Loponte (2018), Graduação em Licenciatura Plena em Artes Visuais (2013) e Bacharel em Artes Visuais, ênfase Escultura (2010) ambos pela Universidade Federal do Rio Grande - UFRGS. Atualmente é professora de ensino de artes visuais Concursada na Secretaria Municipal de Ensino de Porto Alegre, EMEF Saint´Hilaire, atuando na Educação Infantil e Ensino Fundamental Inicial e Final. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Arte, nos seguintes temas: ensino de arte, arte e educação, ético-estética, formação estética docente, formação de professores, artes visuais e ética, artes visuais e alteridade, artes visuais e literatura, educação e animalidade. Participa do ARTEVERSA - Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência (UFRGS/CNPq)

Luciana Gruppelli Loponte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo, Porto Alegre, RS, Brasil. 90046-900 - dec@ufrgs.br

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística Hab. em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2005). Atualmente é pesquisadora e professora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Arte, linguagem e currículo. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS. Foi vice-presidente da FAEB (Federação de Arte-Educadores do Brasil) de 2006 a 2008 e coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) 24 - Educação e Arte da ANPEd (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação) de 2008 a 2010, e membro do Comitê Cientifico da entidade de 2010 a 2015. Nos últimos anos, tem obtido financiamento do CNPq para suas pesquisas (Edital Universal 2007, 2010, 2013 e 2018). É líder do ARTEVERSA - Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência (UFRGS/CNPq). Realizou estadia como Professora Visitante no Exterior Sênior com bolsa Capes, de novembro de 2018 a fevereiro de 2019, na Universidade de Lleida, na Espanha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de arte, formação de professores, formação estética docente, arte e educação, gênero e artes visuais.

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Publicado

2020-07-28

Cómo citar

JAEGER DE MORAIS, Tathiana; LOPONTE, Luciana Gruppelli. Poéticas da animalidade nas artes visuais e na literatura: potências estéticas para outras relações de alteridade na educação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 53, p. e16862, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n53.16862. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16862. Acesso em: 4 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê 53 - Educação, Estética e Sensibilidades