La lucha histórica de la Asociación Profesional de Profesores de Primaria de Brasilia (APPPB) en los años 1960

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n70.27170

Palabras clave:

asociación profesional de profesores de primaria de Brasilia, historia de la educación en el DF, comité de administración del sistema educativo de Brasilia, huelga

Resumen

La Asociación Profesional de Profesores de Educación Primaria de Brasilia, APPPB, fue fundada el 15 de octubre de 1960. ¿Cuáles son las conquistas y las condiciones sociohistóricas de la lucha de los profesores de educación primaria en la construcción de Brasilia? Antes de esa fecha, los maestros primarios organizaron una petición y otras publicaciones en la prensa, expresando sus quejas y sugerencias para solucionar los problemas de las condiciones de vivienda de los maestros pioneros, en los inicios de la nueva capital. Estas denuncias se refieren al incumplimiento de cláusulas del contrato de trabajo firmado entre los docentes en concurso público y la Comisión de Administración del Sistema Educativo de Brasilia, que quiso imponer la posibilidad de despedir a los servidores públicos. Los docentes lanzaron la primera huelga, fundaron la asociación, pero no lograron asumir la junta directiva de la Asociación de Maestros de Primaria de Brasilia, debido a una acción orquestada por opositores a la Administración de Educación de Brasilia. La investigación se realizó con fuentes primarias en la hemeroteca digital del Archivo Público de la Cámara de Diputados, en publicaciones del Jornal Correio Braziliense, en el Archivo Público del Distrito Federal y en el Museu na Educação do DF.

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Biografía del autor/a

Erlando da Silva Rêses, Universidad de Brasilia

Cearense, negro, ascendente de povo originário/indígena de Caucaia-CE e pai de Dandara Barroso Rêses. É Educador Popular, professor associado da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB) e Docente e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade de Londres (SOAS-Faculdade de Estudos Orientais e Africanos) com pesquisa sobre Teoria Social e Método em Marx. É Doutor em Sociologia com pesquisa na área de Sociologia da Educação e do Trabalho e  Mestre em Sociologia com pesquisa na área de Sociologia no Ensino Médio. Bacharel em Sociologia com estudo na área de Sociologia Política e Licenciado em Ciências Sociais, todos os títulos pela  Universidade de Brasília (UnB). Foi professor de Sociologia na Educação Básica na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) por 12 anos. Alfabetizou jovens e adultos e formou docentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA)  por 10 anos pelo movimento popular e social. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Materialismo Histórico-Dialético e Educação (CONSCIÊNCIA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (GEPT) do Instituto de Ciências Sociais (ICS)/Departamento de Sociologia da UnB. Coordena projetos de pesquisa no campo de Gênero, Raça e Classe em interlocução com a Educação Básica. Atua com projetos de Extensão na periferia de Brasília e Entorno do Distrito Federal sobre Leitura e Ação Lúdico-pedagógica para crianças, com foco em Gênero e Educação Antirracista; e Democratização do Acesso à Educação Superior para a graduação e a pós-graduação. É cofundador e membro da coordenação geral e colegiada da Rede Internacional de Pesquisadores(as) sobre Associativismo e Sindicalismo dos(as) Trabalhadores(as) em Educação (Rede ASTE). 

Antonio Carlos Andrade de Souza, Universidad de Brasilia

Doutor em Educação na Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Materialismo Histórico-Dialético e Educação (CONSCIÊNCIA) da FE/UnB. Mestre em Educação pela UnB e  graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília. É professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, com atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Possui especialização em Ciências da Natureza, Matemática com Ênfase no Ensino Médio. É autor de capítulos de livros publicados pela Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação (ASTE), com a temática da Formação de Professores pelos Trabalhadores em Educação e  Organização Política, Sindical, Popular e Pedagógica.

Pedro Mesquita de Carvalho, Universidad de Brasilia

Bacharel e licenciado em História pela Universidade de Brasília (2010). Professor da Secretaria de Educação do DF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação de Brasília, Brasília, Imprensa, fontes, arquivos e Anísio Teixeira.

Citas

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Publicado

2024-09-09

Cómo citar

RÊSES, Erlando da Silva; SOUZA, Antonio Carlos Andrade de; CARVALHO, Pedro Mesquita de. La lucha histórica de la Asociación Profesional de Profesores de Primaria de Brasilia (APPPB) en los años 1960. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 70, p. e27170, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n70.27170. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/27170. Acesso em: 27 sep. 2024.

Número

Sección

Dossiê 70 - Associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação