A transcriação do mundo pela experiência: esboço para uma educação estética

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16676

Mots-clés :

Educação de sensibilidade, Estética, Hermenêutica, Perspectivismo, Transcriação.

Résumé

O objetivo deste artigo é investigar as artes como processo de transcriação pelo qual artista e apreciador tornam-se coautores dos sentidos que emanam da experiência estética. A hipótese em questão é a de que as obras de arte operam uma mediação estética entre o humano e o mundo, pela qual o mundo passa a ser sentido, compreendido e expresso. Esse processo requer uma educação de sensibilidade que não seja a imposição de determinadas obras canônicas ou modos preestabelecidos de fruição dessas obras, mas exercício de sensibilidade e compreensão das múltiplas possibilidades dos modos de viver. Nessa perspectiva, a própria vida torna-se obra de arte. A inclinação teórico-metodológica que inspira este artigo provém do perspectivismo nietzschiano (NIETZSCHE, 1998; LAROSSA, 2009) e da hermenêutica simbólica (RICOEUR, 1969; DURAND, 1997). Os resultados da pesquisa apontam para a urgência de uma educação de sensibilidade que considere a importância das experiências estéticas no âmbito da formação, com o objetivo de se chegar a ser o que se é.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Rogério de Almeida, Universidade de São Paulo / Faculdade de Educação

Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Coordenador do Lab_Arte.

Alberto Filipe Araújo, Universidade do Minho / Instituto de Educação

Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Références

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Trad. de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.

ALMEIDA, Rogério de. O Criador de Mitos: imaginário e educação em Fernando Pessoa. São Paulo: Educ, 2011.

BACHELARD, Gaston. L’Air et les Songes. Essai sur l’imagination du mouvement. Paris: Le Libre de Poche/Librairie José Corti, 2004.

BAUDRILLARD, Jean. A arte da desaparição. Trad. de Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/N-Imagem, 1997.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Trad. de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BENÍTEZ, Roberto Sánchez. La recuperación de lo trágico: música y humanismo. Monterrey, México: Cecyte, N. L.-CAEIP, 2012.

BITTENCOURT, Renato N. Estética como fisiologia aplicada em Nietzsche. Viso – Cadernos de estética aplicada. n. 8, jan-jun., 2010.

CAMPOS, Haroldo de. A arte no horizonte do provável e outros ensaios. São Paulo: Perspectiva, 1969.

CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o Homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. Trad. Tomás R. Bueno. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Trad. de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 1992.

DUARTE JUNIOR, João. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar edições, 2004.

DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. Trad. de Eliane Fittipaldi Pereira. São Paulo: Cultrix/EDUSP, 1988.

DURAND, Gilbert. As Estruturas Antropológicas do Imaginário. Trad. de Hélder Godinho. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

DURAND, Gilbert. Campos do Imaginário. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.

FAVARETTO, Celso F. Arte Contemporânea e Educação. Revista Iberoamericana de Educación, nº 53, p. 225-235, 2010.

FAVARETTO, Celso. F. Deslocamentos: entre a arte e a vida. ARS (São Paulo), v. 9, p. 94-109, 2011.

FERREIRA-SANTOS, Marcos; ALMEIDA, Rogério de. Aproximações ao Imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, 2012.

FINKIELKRAULT, A. A Derrota do Pensamento. Trad. de Mônica Campos de Almeida. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

FLUSSER, Vilém. “Nossa embriaguez”. In: DUARTE, Rodrigo (org.). O belo autônomo: textos clássicos de estética. 3a ed. Belo Horizonte: Autêntica/Crisálida, 2013.

FOUCAULT, Michel (2006). Ditos e Escritos – Vol. V: Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

GIACOIA JUNIOR., Oswaldo. Nietzsche: o humano como memória e como promessa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

KOSLOWSKI, Adilson. Acerca do problema da definição de arte. Revista Húmus, nº 8, Mai/Jun/Jul/Ago, 2013.

LARROSA, Jorge. Nietzsche & a Educação. Trad. de Semíramis Gorini da Veiga. 3a. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

LIPOVETSKY, Gilles. A Era do Vazio. Lisboa: Relógio D’Água, 1989.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

MAFFESOLI, Michel. O ritmo da vida: variações sobre o imaginário pós-moderno. Trad. de Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2007.

MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. São Paulo, Companhia das Letras, 2001.

NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos ou como se filosofa com o martelo. Trad. de Jorge Luiz Viesenteiner. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo. Como alguém se torna o que é. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras 1998.

NIETZSCHE, Friedrich. O Nascimento da tragédia. Ou Helenismo e Pessimismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

PESSOA, Fernando. O Eu profundo e os outros Eus. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

PILLOTTO, Silvia S. D. Educação pelo sensível. Linguagens – Revista de Letras, Artes e Comunicação. Blumenau, v. 1, n. 2, p. 113-127, mai/ago, 2007.

RANCIÈRE, Jacques. O Inconsciente Estético. Trad. de Mônica Costa Netto. São Paulo: Ed. 34, 2009.

RICOEUR, Paul. O conflito das interpretações: ensaios de hermenêutica. Porto/Portugal: Rés, 1969.

RICOEUR, Paul. Hermenêutica e Ideologias. Petrópolis, RJ, Vozes, 2008.

ROSSET, Clément. A lógica do Pior: elementos para uma filosofia trágica. Trad. de Fernando J. F. Ribeiro e Ivana Bentes. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1989.

STEINER, George. Depois de Babel: questões de linguagem e tradução. Trad. de Carlos Alberto Faraco. Curitiba: Editora da UFPR, 2005.

Téléchargements

Publiée

2020-07-28

Comment citer

ALMEIDA, Rogério de; ARAÚJO, Alberto Filipe. A transcriação do mundo pela experiência: esboço para uma educação estética. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 53, p. e16676, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n53.16676. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16676. Acesso em: 4 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê 53 - Educação, Estética e Sensibilidades