O debate parlamentar na tramitação da lei 10.639/2003: interrogando o papel da escola na construção da edentidade cultural e étnica no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1901Mots-clés :
Política social, racismo, educação e ensino de história.Résumé
O texto propõe uma reflexão sobre a Lei 10.639/03, considerando a ausência do debate parlamentar sobre o significado da educação escolar na construção da identidade cultural e étnica no Brasil. O objetivo é problematizar a inserção do ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira no currículo do ensino fundamental e médio como estratégia de luta pela inclusão social do negro. O texto contribui para esclarecer os lugares de fala dos sujeitos envolvidos nesse debate e permite contextualizar os desafios na produção de políticas públicas voltadas para a correção das desigualdades sociais, no cenário brasileiro.Téléchargements
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Publiée
2010-02-21
Comment citer
XAVIER, Maria do Carmo; DORNELLES, Ana Paula Lacerda. O debate parlamentar na tramitação da lei 10.639/2003: interrogando o papel da escola na construção da edentidade cultural e étnica no Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 569–586, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v11i2.1901. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1901. Acesso em: 5 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos