O debate parlamentar na tramitação da lei 10.639/2003: interrogando o papel da escola na construção da edentidade cultural e étnica no Brasil

Auteurs

  • Maria do Carmo Xavier PUC Minas
  • Ana Paula Lacerda Dornelles PUC Minas

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1901

Mots-clés :

Política social, racismo, educação e ensino de história.

Résumé

O texto propõe uma reflexão sobre a Lei 10.639/03, considerando a ausência do debate parlamentar sobre o significado da educação escolar na construção da identidade cultural e étnica no Brasil. O objetivo é problematizar a inserção do ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira no currículo do ensino fundamental e médio como estratégia de luta pela inclusão social do negro. O texto contribui para esclarecer os lugares de fala dos sujeitos envolvidos nesse debate e permite contextualizar os desafios na produção de políticas públicas voltadas para a correção das desigualdades sociais, no cenário brasileiro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Maria do Carmo Xavier, PUC Minas

Maria do Carmo Xavier é Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora/pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, linha de pesquisa "Profissão Docente: constituição e Memória". Atua principalmente nos seguintes temas: história da educação, ensino de história, história e memória da profissão docente, educação rural e políticas públicas de educação.

Ana Paula Lacerda Dornelles, PUC Minas

Ana Paula Lacerda Dornelles é Graduada em História pela PUC Minas (2005), Especialista em História da Cultura e da Arte pela UFMG(2006) e Mestranda em Educação pela PUC Minas. Atualmente desenvolve estudos na área de Políticas Públicas e Direito à Educação. Tem experiência docente na área de História Geral e do Brasil. É Analista Acadêmico e Pesquisadora Institucional da Kroton Educacional onde desenvolve trabalhos na área de relacionamento com o MEC.

Téléchargements

Publiée

2010-02-21

Comment citer

XAVIER, Maria do Carmo; DORNELLES, Ana Paula Lacerda. O debate parlamentar na tramitação da lei 10.639/2003: interrogando o papel da escola na construção da edentidade cultural e étnica no Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 569–586, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v11i2.1901. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1901. Acesso em: 5 nov. 2024.