Educação física, linguagem e a função social da escola

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n66.21928

Mots-clés :

educação física;, função social da escola, linguagens, códigos e suas tecnologias

Résumé

O presente artigo busca discutir sobre a inserção da Educação Física como componente curricular pertencente à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Para tanto, utilizou-se uma revisão de literatura com objetivo de avançar na compreensão de uma perspectiva que justifique esse pertencimento a essa área e como esse fato possibilita a aproximação do componente curricular com a Função Social da Escola, com a formação cidadã e com a compreensão das diferenças. Defende que a linguagem, através de seus sistemas de significação, atua como agente regulador e produtor de corpos e identidades, afetando, de forma direta, o trato pedagógico destinado aos conteúdos da Educação Física na Educação Básica, que deve ter como seu objeto de estudo a cultura corporal. Por fim, destaca que esta compreensão do componente curricular permite sua integração a função social da Escola.

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Bibliographies de l'auteur

Thalita Regina de Oliveira Portela, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Doutoranda do PPG Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora

Wilson Alviano Júnior , Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Docente do departamento de Educação na FACED da Universidade Federal de Juiz de Fora

Membro do GEFLIC - UFJF e do GPEF-USP

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Publiée

2023-09-19

Comment citer

PORTELA, Thalita Regina de Oliveira; ALVIANO JÚNIOR , Wilson. Educação física, linguagem e a função social da escola. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 66, p. e21928, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n66.21928. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/21928. Acesso em: 22 juill. 2024.