Experiências de professores universitários imersos em processos de reinvenção curricular

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DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n68.24402

Mots-clés :

docência universitária, reinvenção curricular, experiências de professores, desafios e possibilidades

Résumé

O estudo apresentado neste artigo é recorte de uma pesquisa em andamento que discute como vem sendo concebida a docência, mediada por multimodalidades de linguagem e tecnologias. As ações de pesquisa realizadas até o momento tiveram por objetivo compreender desafios e possibilidades de professores das licenciaturas de uma Universidade Comunitária Gaúcha, imersos em processos de reinvenção curricular, no que se refere a sua ação docente junto aos estudantes. Do ponto de vista metodológico, nos apoiamos nos fundamentos da abordagem qualitativa com atenção ao mundo do sujeito e aos significados por ele atribuídos às suas experiências cotidianas (André; Gatti, 2014). Utilizamos a técnica de Grupo Focal (Flick, 2009), do qual participaram dez (10) professores. Como resultados parciais, entendemos que as experiências dos docentes envolvidos na reinvenção curricular estão situadas na superação das nossas concepções de docência, usualmente voltadas na ação do professor, marcada pelo domínio de turma, do tempo, do conteúdo e da metodologia.

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Felipe Gustsack, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC

Possui graduação em Letras Português Inglês e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998; 2003). É professor do PPGEdu - Mestrado e Doutorado em Educação e do PPGL - Mestrado e Doutorado em Letras, vinculados ao Departamento de Ciências, Humanidades e Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul - RS. Tem experiência nas áreas de Educação, Linguagem e Tecnologias com ênfase na Pesquisa e na extensão em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e educação básica, educação e linguagem, alfabetização e letramento, tecnologias de informação e comunicação na educação, educação cooperativa, educação e movimentos sociais, discurso, escola e seu entorno. Atua também no Comitê Científico das Revistas Jovens Pesquisadores e Reflexão e Ação. É consultor ad hoc de vários periódicos e eventos da área de Educação. Integra o Comitê Científico da Conferência IADIS - Ibero-Americana WWW/Internet. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Chefe do Departamento de Educação-UNISC. É líder do grupo de pesquisa Linguagem, Cultura e Educação - LinCE/CNPq. Researcher-ID: https://publons.com/researcher/D-4173-2015/.

Claudio José de Oliveira , Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC

Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Especialização em Docência Universitária na Contemporaneidade pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Graduação em Matemática pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciencias e Letras (FAPA). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/30h). Departamento de 'Ciências, Humanidades e Educação' e Programa de Pós-Graduação em Educação - Curso de Mestrado Doutorado (PPGEDu). Atua nas linhas de pesquisa 'Educação, Cultura e Produção de Sujeitos' e 'Aprendizagem, Tecnologias e Linguagem na Educação' (PPGEDu). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Pesquisador integrante dos Grupos de Pesquisa Identidade e Diferença na Educação - UNISC/CNPq , Linguagem Cultura e Educação - LINCE/UNISC/CNPq e e Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Pedagogias, Docências e Diferenças - GIPEDI/UNISINOS/CNPq. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - Cursos de Mestrado e Doutorado nos seguintes períodos (2014 - 2019) e Coordenador Adjunto no período (2008 - 2009) e (2012 - 2013). Coordenador do Mestrado Interinstitucional - MINTER. UNISC e Faculdade do Baixo Parnaíba - FAP - Maranhão. (2019 - 2020). Trabalhou na Rede Pública de Ensino (estadual e municipal) como professor na disciplina de Matemática (1985 - 2002). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem da Matemática. Etnomatemática. Docência. 

Joice Nunes Lanzarini, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC

Doutora em Educação (UNISC/2021), Mestre em Educação na Universidade de Santa Cruz do Sul, tem especialização em Gestão Universitária pela UNISC/2005e em Metodologia do Ensino na Educação Superior pela UNINTER/2016, MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação pela PUC-RS/2006. É graduada em Ciência da Computação pela UNISC/2000. Atualmente é Assessora da Direção de Ensino da Universidade de Santa Cruz do Sul, trabalhando, especialmente em pautas relacionadas à projetos pedagógicos e formação de professores universitários. Atuou, por muitos anos como coordenadora da equipe de produção de materiais didáticos da Assessoria para Educação a Distância da UNISC. Foi docente em cursos técnicos e profissionalizantes de Informática e em cursos de extensão universitária na área de Web Design, professora e coordenadora do Curso de Especialização em Docência Universitária na Contemporaneidade (UCS). Dedica-se ao estudo da Educação a Distância, das tecnologias digitais na educação e da formação de professores universitários. 

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Publiée

2024-03-14

Comment citer

GUSTSACK, Felipe; OLIVEIRA , Claudio José de; LANZARINI, Joice Nunes. Experiências de professores universitários imersos em processos de reinvenção curricular. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 68, p. e24402, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n68.24402. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24402. Acesso em: 7 juill. 2024.

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