A luta histórica da Associação Profissional dos Professores Primários de Brasília (APPPB) nos idos dos anos de 1960

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DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n70.27170

Mots-clés :

associação profissional dos professores primários de Brasília, história da educação do DF, comissão de administração do sistema de ensino de Brasília, greve

Résumé

A Associação Profissional dos Professores Primários de Brasília, APPPB foi fundada em 15 de outubro de 1960. Quais as conquistas e condições sócio-históricas para a luta de docentes da educação primária na construção de Brasília?  Antes daquela data, as professoras primárias organizaram um abaixo-assinado e outras publicações na imprensa, falando de suas queixas e sugestões para resolver os problemas da condição de moradia dos professores pioneiros, no início da nova capital. Estas queixas se referem ao não cumprimento de cláusulas do contrato de trabalho firmado entre os professores concursados com a Comissão de Administração do Sistema de Ensino de Brasília, que quis impor a possibilidade de dispensar os concursados. As professoras deflagraram a primeira greve, fundaram a associação, mas não conseguiram assumir a diretoria da Associação de Professores Primários de Brasília, por uma ação orquestrada de opositores junto à Administração do Ensino de Brasília. A pesquisa foi realizada com fontes primárias junto a Hemeroteca digital do Arquivo Público da Câmara dos Deputados, em publicações do Jornal Correio Braziliense, no Arquivo Público do Distrito Federal e no Museu na Educação do DF

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Bibliographies de l'auteur

Erlando da Silva Rêses, Universidade de Brasília

Cearense, negro, ascendente de povo originário/indígena de Caucaia-CE e pai de Dandara Barroso Rêses. É Educador Popular, professor associado da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB) e Docente e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade de Londres (SOAS-Faculdade de Estudos Orientais e Africanos) com pesquisa sobre Teoria Social e Método em Marx. É Doutor em Sociologia com pesquisa na área de Sociologia da Educação e do Trabalho e  Mestre em Sociologia com pesquisa na área de Sociologia no Ensino Médio. Bacharel em Sociologia com estudo na área de Sociologia Política e Licenciado em Ciências Sociais, todos os títulos pela  Universidade de Brasília (UnB). Foi professor de Sociologia na Educação Básica na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) por 12 anos. Alfabetizou jovens e adultos e formou docentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA)  por 10 anos pelo movimento popular e social. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Materialismo Histórico-Dialético e Educação (CONSCIÊNCIA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (GEPT) do Instituto de Ciências Sociais (ICS)/Departamento de Sociologia da UnB. Coordena projetos de pesquisa no campo de Gênero, Raça e Classe em interlocução com a Educação Básica. Atua com projetos de Extensão na periferia de Brasília e Entorno do Distrito Federal sobre Leitura e Ação Lúdico-pedagógica para crianças, com foco em Gênero e Educação Antirracista; e Democratização do Acesso à Educação Superior para a graduação e a pós-graduação. É cofundador e membro da coordenação geral e colegiada da Rede Internacional de Pesquisadores(as) sobre Associativismo e Sindicalismo dos(as) Trabalhadores(as) em Educação (Rede ASTE). 

Antônio Carlos Andrade de Souza, Universidade de Brasília

Doutor em Educação na Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Materialismo Histórico-Dialético e Educação (CONSCIÊNCIA) da FE/UnB. Mestre em Educação pela UnB e  graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília. É professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, com atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Possui especialização em Ciências da Natureza, Matemática com Ênfase no Ensino Médio. É autor de capítulos de livros publicados pela Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação (ASTE), com a temática da Formação de Professores pelos Trabalhadores em Educação e  Organização Política, Sindical, Popular e Pedagógica.

Pedro Mesquita de Carvalho, Universidade de Brasília

Bacharel e licenciado em História pela Universidade de Brasília (2010). Professor da Secretaria de Educação do DF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação de Brasília, Brasília, Imprensa, fontes, arquivos e Anísio Teixeira.

Références

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RÊSES, Erlando da Silva; SOUZA, Antonio Carlos Andrade de Souza. História da Primeira Associação dos Professores de Brasília (APPEMB) e o Contexto Socioeconômico e Educacional antes do Golpe Militar de 1964. In MANCEBO, Deise. et al. Associativismo e Sindicalismo em Educação e Crises do Capitalismo Contemporâneo. Paco Editorial, Jundiaí, 2022.

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SOUZA, Antonio Carlos Andrade de; RÊSES, Erlando da Silva. Organização De Docentes Do Distrito Federal: A Repressão No Período Da Ditadura Militar. In: PEREIRA, Eva Waisros. et al. Rupturas e Desafios da Educação no Distrito Federal (1964 - 1985). Editora Universidade de Brasília, Brasília, 2024.

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Publiée

2024-09-09

Comment citer

RÊSES, Erlando da Silva; SOUZA, Antônio Carlos Andrade de; CARVALHO, Pedro Mesquita de. A luta histórica da Associação Profissional dos Professores Primários de Brasília (APPPB) nos idos dos anos de 1960. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 70, p. e27170, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n70.27170. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/27170. Acesso em: 27 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê 70 - Associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação