Ensino religioso e a formação do ser humano na perspectiva da interculturalidade

Auteurs

  • Eliane Ludwig Rede Municipal de Ensino de Campo Erê, SC

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6943

Mots-clés :

Ensino. Religioso. Humano. Interculturalidade.

Résumé

Historicamente o Componente Curricular de Ensino Religioso (ER) passou por distintas concepções e formas de expressão nos diferentes contextos históricos da educação brasileira. Sua identidade é marcada pelas relações que se estabeleceram entre Estado, Igreja, Política e Religião, as quais definiram sua natureza e sua função social. O Ensino Religioso na escola pública de hoje, segundo o Art. 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96, em sua redação alterada pela Lei nº 9.475/97: é de matrícula facultativa, e parte integrante da formação básica do cidadão constituído disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural e religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. O intuito deste artigo é compreender a relação entre o Componente Curricular de ER e a Formação do Ser Humano na perspectiva da Interculturalidade.

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Biographie de l'auteur

Eliane Ludwig, Rede Municipal de Ensino de Campo Erê, SC

Mestrando Stricto Sensu em Educação na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).  Pós Graduada (Lato Sensu) em Educação em Direitos Humanos (EDH) e Diversidades: Uma Abordagem Interdisciplinar pela UNOCHAPECÓ. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e em Ciências da Religião - Licenciatura em Ensino Religioso pela UNOCHAPECÓ. Professora efetiva da Rede Estadual e municipal de Ensino de Santa Catarina/SC.

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Publiée

2016-12-21

Comment citer

LUDWIG, Eliane. Ensino religioso e a formação do ser humano na perspectiva da interculturalidade. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 41, p. 207–223, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n41.6943. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6943. Acesso em: 5 nov. 2024.