Ensino religioso e a formação do ser humano na perspectiva da interculturalidade
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6943Palavras-chave:
Ensino. Religioso. Humano. Interculturalidade.Resumo
Historicamente o Componente Curricular de Ensino Religioso (ER) passou por distintas concepções e formas de expressão nos diferentes contextos históricos da educação brasileira. Sua identidade é marcada pelas relações que se estabeleceram entre Estado, Igreja, Política e Religião, as quais definiram sua natureza e sua função social. O Ensino Religioso na escola pública de hoje, segundo o Art. 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96, em sua redação alterada pela Lei nº 9.475/97: é de matrícula facultativa, e parte integrante da formação básica do cidadão constituído disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural e religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. O intuito deste artigo é compreender a relação entre o Componente Curricular de ER e a Formação do Ser Humano na perspectiva da Interculturalidade.Downloads
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Publicado
21.12.2016
Como Citar
LUDWIG, Eliane. Ensino religioso e a formação do ser humano na perspectiva da interculturalidade. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 41, p. 207–223, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n41.6943. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6943. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos