Industrialização da educação, edtech e prática docente

Autores

  • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Almir Martins Vieira Universidade Metodista de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-0523-3976
  • Maria Thereza Pompa Antunes Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10702

Palavras-chave:

Edtech. Gestão da Educação. Industrialização da Educação. Prática Docente.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão sobre o processo de industrialização da educação nos tempos atuais, levando em conta a presença da educational technology (Edtech) como componente do cotidiano acadêmico-administrativo. Assumindo como elemento central a industrialização da educação, o texto se apresenta na forma de ensaio teórico, colocando em debate argumentos de pensadores que se posicionam a favor ou contra essa industrialização. A obra Industrialiser l’education: anthologie commentée (1913-2012), organizada por Pierre Moeglin (2016), assume papel central neste artigo. Primeiramente, são apresentados indicadores do processo de industrialização mencionado, além de princípios de cunho ideológico. O papel da Edtech também é tratado, inclusive com projeções e estimativas de abrangência em termos de valor de mercado, além do aspecto da educação a distância (EAD), cenário no qual a Edtech assume papel crucial. No tocante à pratica docente, esse processo de industrialização da educação exige das instituições de ensino modelos de gestão baseados na calculabilidade e na busca pela eficiência, introduzindo no ambiente educacional sistemas de informação que, ao mesmo tempo, facilitam atividades dos docentes, mas servem também para vigiar, adestrar (dressage), controlar e avaliar seu desempenho.

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Biografia do Autor

Octavio Ribeiro de Mendonça Neto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Contabilidade e Atuária pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo – SP

Almir Martins Vieira, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo – SP

Maria Thereza Pompa Antunes, Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Coordenadora do Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras. São Paulo – SP – Brasil.

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Publicado

27.12.2018

Como Citar

MENDONÇA NETO, Octavio Ribeiro de; VIEIRA, Almir Martins; ANTUNES, Maria Thereza Pompa. Industrialização da educação, edtech e prática docente. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 47, p. 149–170, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n47.10702. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10702. Acesso em: 18 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 47 - Economia política e educação
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