Industrialização da educação, edtech e prática docente
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10702Palavras-chave:
Edtech. Gestão da Educação. Industrialização da Educação. Prática Docente.Resumo
Este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão sobre o processo de industrialização da educação nos tempos atuais, levando em conta a presença da educational technology (Edtech) como componente do cotidiano acadêmico-administrativo. Assumindo como elemento central a industrialização da educação, o texto se apresenta na forma de ensaio teórico, colocando em debate argumentos de pensadores que se posicionam a favor ou contra essa industrialização. A obra Industrialiser l’education: anthologie commentée (1913-2012), organizada por Pierre Moeglin (2016), assume papel central neste artigo. Primeiramente, são apresentados indicadores do processo de industrialização mencionado, além de princípios de cunho ideológico. O papel da Edtech também é tratado, inclusive com projeções e estimativas de abrangência em termos de valor de mercado, além do aspecto da educação a distância (EAD), cenário no qual a Edtech assume papel crucial. No tocante à pratica docente, esse processo de industrialização da educação exige das instituições de ensino modelos de gestão baseados na calculabilidade e na busca pela eficiência, introduzindo no ambiente educacional sistemas de informação que, ao mesmo tempo, facilitam atividades dos docentes, mas servem também para vigiar, adestrar (dressage), controlar e avaliar seu desempenho.Downloads
Downloads
Publicado
27.12.2018
Como Citar
MENDONÇA NETO, Octavio Ribeiro de; VIEIRA, Almir Martins; ANTUNES, Maria Thereza Pompa. Industrialização da educação, edtech e prática docente. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 47, p. 149–170, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n47.10702. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10702. Acesso em: 18 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê 47 - Economia política e educação
Yan Miguel Lopes, Dimária Silva e Meirelles (2024)
WHAT ARE EDTECHS? A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), 30(2), 1042.10.1590/1413-2311.405.135580
Daniel de Oliveira Araújo, Lyne Evellen Souza de Andrade, Mateus Paulino Siqueira, José Carlos Alves Roberto, Victor da Silva Almeida (2021)
Proposta de implementação de estratégias de marketing para fidelização de clientes: Estudo de caso na empresa Patrícia Modas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 05.10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/marketing-para-fidelizacao
Visualizações
- Resumo 1129
- PDF 796