Leitura e estética. Ensinar o desejo de ler

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16660

Palavras-chave:

Ensino, Estética, Inutilidade, Leitura.

Resumo

A questão do porquê a leitura hoje parece desatualizada ou um tanto pueril ou talvez equivocada nesses tempos em que a fórmula do para quê predomina – a moda da linguagem que apenas expressa sua servidão mais fiel – na qual até os recém-chegados ao mundo parecem sucumbirem. Essa pergunta não se refere ao tremor insistente e em movimento das entrelinhas, ou à incerteza que é instalada na frente e atrás de cada palavra, ou porque vale a pena interrogar pela respiração e desânimo da leitura, mas pelo vazio causado pelas repetições sem voz, esse tipo de burocracia da alma que está à frente das dúvidas, o boato silencioso, sua inutilidade habitual em um mundo que só se orgulha e se orgulha dos propósitos e benefícios.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Bernardo Skliar, CONICET /FLACSO, Argentina

Pesquisador Principal del Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Tecnologicas da Argentina, Area Educaçao, FLACSO, Argentina

Referências

BENJAMIN, Walter. Libro de los pasajes. Madrid: Akal, 2005.

COMPAGNON, Antoine. ¿Para qué sirve la literatura? Barcelona: Acantilado, 2013.

HANDKE, Peter. Vivan las ilusiones. Conversaciones en Chaville y otros lugares. Valencia: Pre-textos, 2011.

LARROSA, Jorge. Entre las lenguas. Lenguaje y educación después de Babel. Barcelona: Editorial Laertes, 2005.

NIETZSCHE, Friedrich. Sobre el porvenir de nuestras escuelas. Barcelona: Maxi Tusquests, 2000.

NOTHOMB, Amélie. Una forma de vida. Barcelona: Anagrama, 2012.

ORDINE, Nuccio. La utilidad de lo inútil. Manifiesto. Barcelona: Acantilado, 2013.

PESSOA, Fernando. Libro del desasosiego. Barcelona: Seix Barral, 1997.

SKLIAR, Carlos. La inútil lectura. Madrid: Mármara Ediciones, 2019.

SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem. Belo Horizonte: Auténtica Editora, 2015.

SLOTERDÏJK, Peter. Normas para el parque humano. Una respuesta a la Carta sobre el humanismo de Heidegger. Madrid: Ediciones Siruela, 2006.

TODOROV, Tzvetan. Elogio de lo cotidiano. Barcelona: Galaxia Gutenberg, 2013.

WILLIAMS, John. Stoner. Tenerife: Ediciones Baile del Sol, 2016.

ZAGAJEWSKI, Adam. En defensa del fervor. Barcelona: Acantilado, 2005.

Publicado

28.07.2020

Como Citar

SKLIAR, Carlos Bernardo. Leitura e estética. Ensinar o desejo de ler. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 53, p. e16660, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n53.16660. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16660. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 53 - Educação, Estética e Sensibilidades