A violação dos direitos humanos de professores universitários na ditadura civil-militar: Um estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n65.23616

Palavras-chave:

direitos humanos, ditadura civil-militar, professores universitários

Resumo

O período de 1964 a 1985, no Brasil, caracteriza-se pelo rompimento da institucionalidade do país, com a instalação de uma ditadura civil-militar que perpetrou graves violações de direitos humanos, com a supressão de direitos civis e políticos e o uso de força violenta do Estado. A comunidade acadêmica, nesse contexto, foi atingida por essas ações repressoras. O presente artigo, portanto, tem como objetivo analisar teses e dissertações que discutem a violação de direitos humanos de professores universitários durante a ditadura civil-militar no período 2017-2022. Para tanto, foram selecionados trabalhos disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que discutem a interface entre (violação dos) direitos humanos, ditadura civil-militar e educação. A pesquisa, do tipo estado da arte, permitiu levantar e discutir as últimas produções acadêmicas da área, bem como identificar lacunas a serem exploradas. Foram selecionados 13 trabalhos, dos quais se discutiram suas particularidades, entre elas as diferentes nomenclaturas utilizadas pelos estudos para se referir ao período de 1964 a 1985, os significados atribuídos à violação dos direitos humanos e sua relação com a educação. Os resultados evidenciaram a presença da discussão em diferentes áreas do conhecimento, mas, ao mesmo tempo, baixa produção acadêmica na área da educação sobre a temática estudada.

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Biografia do Autor

Rivaldo Dionizio Candido, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas (2021) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), graduado em Ciências Sociais (2020) pela mesma universidade. Sua experiência é interdisciplinar com ênfase em Direitos Humanos, Políticas Públicas e História da Educação.

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.

Licenciada em Pedagogia, bacharel em Direito.

Mestre em Gestão de Instituições de Educação Superior, Mestre em Educação, Doutora em Educação.

Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

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Publicado

15.05.2023

Como Citar

CANDIDO, Rivaldo Dionizio; DUDEQUE PIANOVSKI VIEIRA, Alboni Marisa. A violação dos direitos humanos de professores universitários na ditadura civil-militar: Um estado da arte. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 65, p. e23616, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n65.23616. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23616. Acesso em: 3 jul. 2024.